Plenário aprova empréstimos internacionais para São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) dois pedidos de empréstimos internacionais junto à Corporação Andina de Fomento para as cidades de São Bernardo do Campo (PRS 26/2024) e Ribeirão Preto (PRS 27/2024). As cidades paulistas vão aplicar os recursos em obras de infraestrutura. Os pedidos de empréstimo vão à promulgação.

Transcrição
O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU DOIS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS JUNTO À CORPORAÇÃO ANDINA DE FOMENTO PARA AS CIDADES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E RIBEIRÃO PRETO.
AS CIDADES PAULISTAS VÃO APLICAR OS RECURSOS EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA. OS TEXTOS VÃO À PROMULGAÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O financiamento externo aprovado para São Bernardo do Campo, no valor de 70 milhões de dólares, é destinado à segunda etapa do programa de infraestrutura da cidade, que prevê a implantação de corredores exclusivos para transporte coletivo e obras de drenagem, entre outras. O empréstimo para Ribeirão Preto, de 69 milhões e 704 mil dólares, também engloba ações de infraestrutura dentro do programa Ribeirão Ágil - Cidade Acolhedora, Global e Inteligente. Os recursos começam a ser liberados neste ano e seguirão até 2028. O senador Eduardo Gomes, do PL do Tocantins, ressalvou que o calendário pode sofrer algumas alterações.
Em função da data de assinatura do contrato de empréstimo, bem como os montantes estimados dos desembolsos em cada ano poderão ser alterados conforme a execução contratual.
Ambos os empréstimos virão da Corporação Andina de Fomento e preveem contragarantias das prefeituras de 17 milhões e meio de dólares. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.