CAE aprova US$ 1 bilhão de empréstimos internacionais
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou oito pedidos de empréstimos internacionais (MSF 95/2023, MSF 96/2023, MSF 97/2023, MSF 98/2023, MSF 99/2023, MSF 100/2023, MSF 101/2023, MSF 102/2023) que somam mais de um bilhão de dólares. O maior deles de 500 milhões de dólares servirá para o pagamento de precatórios do estado do Rio Grande do Sul, como explicou o relator, Paulo Paim (PT-RS). Os financiamentos externos seguiram para o Plenário do Senado com pedido de urgência.
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU OITO PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS QUE SOMAM MAIS DE UM BILHÃO DE DÓLARES.
O MAIOR DELES, DE 500 MILHÕES DE DÓLARES, SERVIRÁ PARA O PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PEDIDOS SEGUIRAM PARA O PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
Dos oito pedidos de empréstimos internacionais aprovados pelos senadores, dois foram para o Piauí, dois para o Acre e os demais para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e para as cidades de Belém, no Pará, e Rio de Janeiro. O maior valor de 500 milhões de dólares é para o governo gaúcho usar no pagamento de precatórios. O senador Paulo Paim, do PT, no entanto, lembrou das dificuldades climáticas vividas pelo seu estado. E disse que esses recursos dos precatórios vão permitir o atendimento de outras demandas.
Sei que este aqui é para os precatórios, baseado no que manda a lei, mas é claro que dá uma folga para que o Governo do estado possa investir mais na recuperação do nosso estado, que passou por dois, três ciclones seguidos.
Os oito financiamentos externos somam um bilhão e 38 milhões de dólares, cerca de 5 bilhões de reais. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.