Projeto institui bolsa de iniciação científica estudantil para alunos da educação básica
A Comissão de Assuntos Econômicos deve votar o projeto de lei que cria a Bolsa de Iniciação Científica Estudantil destinada especialmente aos estudantes da educação básica beneficiários do Programa Bolsa Família e que se destaquem em competições acadêmicas e científicas. Segundo o autor, Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), a intenção é estimular o desenvolvimento de habilidades, o interesse pela pesquisa e o cultivo do conhecimento científico entre os jovens estudantes.
Transcrição
PROJETO INSTITUI BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
BENEFÍCIO SERÁ DESTINADO ESPECIALMENTE A PARTICIPANTES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. REPÓRTER PEDRO PINCER
A Comissão de Assuntos Econômicos deve votar o projeto do senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, que cria a Bolsa de Iniciação Científica Estudantil, destinada especialmente a alunos da educação básica beneficiários do Programa Bolsa Família e que se destaquem em competições acadêmicas e científicas. O benefício tem o objetivo de incentivar e promover a participação desses estudantes em disputas nacionais. Além do incentivo financeiro, o projeto quer estimular o desenvolvimento de habilidades, o interesse pela pesquisa e o cultivo do conhecimento científico entre os jovens. Para o senador, a proposta representa um compromisso com o futuro do Brasil.
Eles, através dessa bolsa de iniciação científica, eles terão a possibilidade de se dedicarem mais à ciência, se dedicarem mais ao estudo e, desta forma, comprovadamente, através de metodologia científica, é possível verificar, por estudos que o CNPQ já fez, que esses alunos têm uma probabilidade de 30% a mais do que os alunos que não tiveram metodologia científica, de se destacarem em qualquer tipo de atividade na vida.
Para Marcos Pontes, a proposta não apenas alivia as dificuldades financeiras enfrentadas por muitas famílias, mas também constrói um caminho para uma geração futura de cientistas, pesquisadores e inovadores.
Portanto, não só uma ajuda financeira, mas também um grande incentivo para que esses alunos sejam pessoas, cidadãos de sucesso no nosso Brasil.
O senador também destacou a relevância de eventos como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Olimpíada Nacional de Ciências que ajudam a divulgar a ciência no país e a criar uma cultura de estudo e pesquisa. Da Rádio Senado, Pedro Pincer