Projeto incentiva reinserção de idosos no mercado de trabalho
O senador Mauro Carvalho (União-MT) apresentou um projeto de lei (PL 3670/2023) que isenta a cobrança de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a Contribuição Previdenciária sobre a remuneração recebida por empregados já aposentados. A proposta também altera a Lei nº 13.667/2018 para criar cadastro específico de vagas de trabalho para aposentados junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para Mauro, a oportunidade vai reduzir custos com saúde pública, melhorar a qualidade de vida dos aposentados e ainda fomentar a economia.
Transcrição
UM PROJETO DE LEI APRESENTADO NO SENADO INCENTIVA A REINSERÇÃO DE IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO.
A PROPOSTA TAMBÉM BENEFICIA EMPREGADORES COM A ISENÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO À SEGURIDADE SOCIAL NA REMUNERAÇÃO DE EMPREGADOS APOSENTADOS. REPÓRTER: BIANCA MINGOTE.
O senador Mauro Carvalho, do União do Mato Grosso, apresentou um projeto de lei que altera a legislação vigente do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, e da Seguridade Social. Para reinserir idosos no mercado de trabalho, o texto prevê a criação de um cadastro específico de vagas de trabalho para aposentados junto ao Sistema Nacional de Emprego, Sine. O projeto acaba com a obrigatoriedade da cobrança do FGTS e da Contribuição Previdenciária sobre a remuneração recebida por empregados aposentados. Além disso, as empresas terão isenção total da contribuição à Seguridade Social. Mauro Carvalho cita que o Censo Demográfico 2022 mostra que a taxa de crescimento anual da população brasileira é a menor desde 1872, com a redução da população jovem e aumento da mais velha, que já representa 15% do total de habitantes. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, 70% dos idosos estão aposentados, mas apenas 21% continuam trabalhando. Para Mauro Carvalho, o projeto vai reduzir gastos com saúde pública, melhorar a qualidade de vida dos aposentados e ainda fomentar a economia.
Esse processo visa tirar da residência, da casa das pessoas mais de dezessete milhões de aposentados que hoje estão fora do mercado de trabalho. São pessoas experientes, são pessoas qualificadas, o Brasil precisa dessa mão de obra e esse projeto de inclusão social vai trazer oportunidade e uma melhoria de renda pra inúmeras famílias brasileiras. Com isso também vai gerar mais a economia, vai gerar mais impostos, vai gerar mais renda.
O projeto já está em discussão na Comissão de Assuntos Sociais. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Bianca Mingote.