Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável
A Comissão de Educação aprovou o projeto de lei (2610/21) de autoria do governo para instituir o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável, a ser comemorado, anualmente, em 14 de agosto. O objetivo é ressaltar a importância da prática consciente da paternidade responsável para garantir uma convivência familiar sadia e promover a saúde física e mental de crianças e adolescentes. A proposta segue para sanção presidencial.

Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU O PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PATERNIDADE RESPONSÁVEL.
A DATA SERÁ COMEMORADA EM 14 DE AGOSTO PARA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PAI NA VIDA DOS FILHOS. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
Aprovada pela Comissão de Educação, a proposta deseja criar o Dia Nacional da Conscientização sobre a Paternidade Responsável para garantir uma convivência familiar sadia e promover a saúde física e mental de crianças e adolescentes. Essa paternidade abordada pelo projeto não se restringe aos laços sanguíneos, mas a um vínculo familiar. O relator, seandor Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, destacou a importância da participação do pai na família.
A participação do pai é, contudo, essencial, tanto quanto a da mãe, para garantir o equilíbrio na formação psíquica de crianças e adolescentes e o amplo desenvolvimento de suas potencialidades, estabelecendo uma relação cujo âmago é o afeto, mas igualmente marcada pelo senso de responsabilidade para com os outros e para consigo mesmo.
A proposta segue para sanção presidencial, caso não haja recurso para discussão e votação no Plenário do Senado. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Carol Teixeira.