Plano de Trabalho da CI inclui moradias em áreas de risco e transporte urbano
O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), Confúcio Moura (MDB-RO), apresentou o Plano de Trabalho do colegiado para este ano. Entre os temas a serem priorizados estão habitação, especialmente as moradias em área de risco, e transporte público. A proposta será votada na próxima semana.

Transcrição
O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APRESENTOU NESTA TERÇA-FEIRA O PLANO DE TRABALHO PARA ESTE ANO.
ENTRE OS TEMAS A SEREM PRIORIZADOS ESTÃO HABITAÇÃO EM ÁREAS DE RISCO E TRANSPORTE URBANO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, apresentou o Plano de Trabalho do colegiado para este ano. Entre os temas sugeridos estão o transporte urbano e a habitação. Uma das preocupações é com as moradias em áreas de risco, como explicou o senador Confúcio Moura.
É necessário que o governo se planeje. Possa ir trabalhando nos municípios por ordem de risco, de complexidades para construção de habitação popular e tirando as pessoas da área de risco. Não se pode observar e nos conformar com a tragédia – morreram 50, morreram 100. E a gente sabendo que no ano que vem morrem também, de novo. A cada chuva, morrem de novo. Então, é importante a gente debater esta realidade.
No que se refere ao transporte urbano, Confúcio Moura defendeu que a Comissão discuta o assunto.
Muitos trabalhadores, periferias, distantes bairros, enfrentam muitas vezes 5h, 6h dentro de ônibus, ônibus de péssima qualidade, em geral. E isso, se não pudermos resolver, pelo menos debater aqui na comissão, colocar isso bem às claras, trazendo especialistas e as experiências nacionais para a mitigação desta dramática situação no transporte público metropolitano das grandes cidades brasileiras.
Outro tema destacado pelo senador Confúcio Moura é a utilização de prédios inabitados, sejam públicos ou privados, para abrigar pessoas sem moradia. O senador ressaltou que existem muitos imóveis fechados, que estão abandonados ou em demandas judiciais. Ele ponder que com projeto arquitetônico, esses edifícios podem diminuir o déficit habitacional do país. O Plano de Trabalho deverá ser votado pelos senadores na próxima semana. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.