Comissão Mista sobre Migrações Internacionais e Refugiados aprova plano de trabalho
A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) definiu o plano de trabalho e o cronograma de atividades para 2022. O colegiado é destinado a acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as questões relacionadas aos movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e aos direitos dos refugiados.

Transcrição
A COMISSÃO MISTA SOBRE MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E REFUGIADOS APROVOU O PLANO DE TRABALHO PARA 2022.
COELGIADO DEVE IR A SÃO PAULO PARA ACOMPANHAR A SITUAÇÃO DOS AFEGÃOS NO ESTADO. REPÓRTER PEDRO PINCER
A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados definiu o plano de trabalho e o cronograma de atividades em 2022. O colegiado é destinado a acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as questões relacionadas aos movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e aos direitos dos refugiados. O plano foi apresentado no dia 6 de outubro pela senadora Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, relatora da comissão. A parlamentar propõe que a comissão visite as cidades de São Paulo e Guarulhos no dia 10 de novembro, como parte do acompanhamento das condições de refugiados afegãos no estado. O assunto também vai ser abordado em audiência pública marcada inicialmente para 20 de outubro. Mara Gabrilli detalha a situação.
Propomos uma audiência pública e uma visita técnica com o objetivo de levar a missão da Cmmir, em novembro, para o aeroporto de Guarulhos, onde há, em média, 30 a 100 afegãos acampados por noite, enquanto eles buscam acolhimento especializado. A missão também visitará centros de acolhida especializados do Estado de São Paulo para recepcionar a população imigrante refugiada.
As outras duas audiências previstas têm como objetivo analisar a Operação Acolhida, que cuida de imigrantes venezuelanos em Roraima e discutir o tema dos deslocamentos populacionais forçados por mudanças climáticas e ambientais. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.