Sessão temática debaterá propostas para a COP-27
Uma sessão de debates temáticos do Senado nesta terça-feira (13) vai discutir o cumprimento das metas da NDC (sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada) firmadas na COP-26 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), bem como as propostas do Brasil para a COP-27. A iniciativa (RQS 650/2022) é do senador Fabiano Contarato (PT-ES). A sessão semipresencial está marcada para esta terça-feira, às 9h, no Plenário do Senado.
Transcrição
O SENADO VAI REALIZAR UMA SESSÃO TEMÁTICA NESTA TERÇA-FEIRA PARA DISCUTIR AS PROPOSTAS QUE O BRASIL VAI APRESENTAR NA CONFERÊNCIA DO CLIMA DAS NAÇÕES UNIDAS, EM NOVEMBRO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
Por iniciativa do senador Fabiano Contarato, do PT capixaba, a sessão de debates temáticos vai discutir as propostas do Brasil para a COP 27, a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá de 7 a 18 de novembro, no Egito. Os convidados também vão discutir o cumprimento das metas que o Brasil assumiu na Cop-26, que foi realizada em novembro do ano passado na Escócia, como explicou o senador Nelsinho Trad, do PSD sul-matogrossense, que presidiu a sessão em que o requerimento foi aprovado.
Realização de sessão de debates temáticos destinada a discutir o cumprimento das metas da NDC brasileira, pactuadas na COP-26 e os desafios e propostas do Brasil para a COP-27.
Os compromissos firmados na NDC, sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada, foram feitos de forma voluntária pelos países signatários do Acordo de Paris para reduzir a emissão de gases que geram o aquecimento global. Contarato argumentou que os líderes mundiais ainda têm o desafio de combater o aumento da temperatura no planeta, bem como as suas consequências, como a pobreza. Segundo relatório anual da Organização Meteorológica Mundial, até 2026 as temperaturas vão aumentar muito. A sessão temática será semipresencial e está marcada para esta terça-feira, às 9h, no Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.