Comissão de Educação aprova projeto que cria dia em homenagem a Santa Dulce dos Pobres — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Educação aprova projeto que cria dia em homenagem a Santa Dulce dos Pobres

A Comissão de Educação (CE) aprovou projeto do senador Angelo Coronel (PSD-BA) que cria o dia em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, a ser celebrado anualmente em 13 de agosto (PL 4.028/2019). A Irmã Dulce, como é conhecida, foi canonizada em 2019, tornando-se a primeira santa brasileira da Igreja Católica. A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados.

*Errata - A Matéria divulgava anteriormente que a data na qual aconteceria a homenagem para Irmã Dulce seria 13 de março, com a adoção de um feriado nacional. No entanto, durante a análise na Comissão de Educação, aconteceram mudanças no projeto e as informações foram corrigidas.

18/11/2021, 13h23 - ATUALIZADO EM 23/11/2021, 15h14
Duração de áudio: 01:36
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
13 DE AGOSTO PODERÁ SER UM DIA EM HOMENAGEM A SANTA DULCE DOS POBRES. UM PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E SEGUE PARA ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. De autoria do senador Angelo Coronel, do PSD baiano, o projeto determina que o dia 13 de agosto será consagrado a homenagear Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira da Igreja Católica. Angelo Coronel chegou a sugerir outras datas como 13 de outubro, dia da canonização em 2019 pelo Papa Francisco. Mas o relator, senador Flávio Arns, do Podemos paranaense, sugeriu no relatório o dia 13 de agosto, data que, segundo ele, as tradições religiosas da Bahia já dedicam à lembrança de Irmã Dulce. Flávio Arns ressaltou que irmã Dulce, também chamada de “o anjo bom da Bahia”, é reconhecida no Brasil e no mundo por seu trabalho altruísta. Irmã Dulce não é reverenciada apenas pelos católicos e religiosos, mas por todo o povo e, em especial, pelos mais pobres. O trabalho de irmã Dulce era dedicado aos mais pobres, desvalidos, sem casa, os que estavam na sarjeta, o marginal, a prostituta. Ela tinha o coração aberto a todo mundo. E mais e mais pessoas estão descobrindo a importância da vida da Irmã Dulce e do legado que nos deixou. A matéria divulgava anteriormente que a data na qual aconteceria a homenagem para Irmã Dulce seria 13 de março, com a adoção de um feriado nacional. No entanto, durante a análise na Comissão de Educação, aconteceram mudanças no projeto e as informações foram corrigidas. A proposta agora seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00