Auditor do TCU afirma que texto apresentado por ele foi modificado após ser repassado ao Presidente da República — Rádio Senado
CPI da Pandemia

Auditor do TCU afirma que texto apresentado por ele foi modificado após ser repassado ao Presidente da República

O auditor do Tribunal de Contas da União, Alexandre Figueiredo, afirmou na CPI da Pandemia que não produziu qualquer documento oficial que comprove supernotificação de mortes por Covid-19. O documento, com inforamações alteradas, segundo Alexandre, foi divulgado citado pelo presidente Jair Bolsonaro. Alexandre afirmou que produziu apenas um rascunho, para discussão interna no TCU.

17/08/2021, 10h50 - ATUALIZADO EM 17/08/2021, 10h50
Duração de áudio: 01:43
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
O AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, ALEXANDRE FIGUEIREDO, AFIRMOU NA CPI DA PANDEMIA QUE NÃO PRODUZIU QUALQUER DOCUMENTO OFICIAL QUE COMPROVE SUPERNOTIFICAÇÃO DE MORTES POR COVID-19, DOCUMENTO CITADO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO. ALEXANDRE AFIRMOU QUE PRODUZIU APENAS UM RASCUNHO, PARA DISCUSSÃO INTERNA NO TCU. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.  O auditor do Tribunal de Contas da União, Alexandre Figueiredo, afirmou na CPI da Pandemia que não produziu qualquer documento oficial que comprove supernotificação de mortes por Covid-19, documento citado pelo presidente Jair Bolsonaro. Alexandre afirmou que produziu apenas um rascunho para discussão interna no TCU: O debate não prosseguiu. O arquivo não era um papel de trabalho, uma instrução processual, um documento oficial do TCU, nada do tipo. Era apenas um debate preliminar e aberto, mas que foi considerado encerrado. Em nenhum momento afirmei que houve supernotificação de óbitos por Covid-19 no Brasil, apenas havia compilado algumas informações públicas pra provocar um debate junto à equipe de auditoria. Renan Calheiros, relator da CPI, questionou Alexandre sobre o uso do Presidente da República Jair Bolsonaro das informações: (Renan) Vossa senhoria confirma que produziu relatório citado pelo Presidente da República, segundo o qual haveria supernotificação intencional do número de óbitos pela Covid no Brasil? (Alexandre) Senador, eu produzi um arquivo em Word algumas informações públicas, mas que não era conclusivo esse arquivo, como eu falei, ele foi feito pra gerar uma discussão dentro da equipe de auditoria, não havia uma conclusão nesse sentido. Alexandre afirmou que o arquivo em Word que ele produziu foi repassado ao seu pai. O pai do auditor repassou ao presidente da República. Alexandre afirmou que o presidente da República Jair Bolsonaro usou o material já alterado de forma irresponsável. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00