Senado define integrantes da Comissão Representativa do Congresso — Rádio Senado
Recesso Parlamentar

Senado define integrantes da Comissão Representativa do Congresso

O Senado escolheu os seus integrantes para a Comissão Representativa do Congresso Nacional. O grupo de parlamentares atua em situações emergenciais durante o recesso e pode ser convocado, se for necessário, para discutir a vacina contra o coronavírus. A comissão terá mandato de 23 de dezembro até 31 de janeiro de 2021 e contará também com representantes da Câmara dos Deputados. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

18/12/2020, 17h57 - ATUALIZADO EM 18/12/2020, 17h57
Duração de áudio: 01:29
Sessão Deliberativa Remota do Congresso Nacional para senadores, destinada à deliberação do Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 29 de 2020, que prevê crédito suplementar de R$ 48,3 milhões para os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Desenvolvimento Regional; e do Turismo; além de  crédito adicional de R$ 2,84 bilhões para quitar contribuições a organismos multilaterais e integralização de cotas de capital em entidades financeiras internacionais. 

À mesa, presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), conduz sessão. 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO ESCOLHEU NESTA QUARTA-FEIRA OS SEUS INTEGRANTES PARA A COMISSÃO REPRESENTATIVA DO CONGRESSO NACIONAL. LOC: O GRUPO DE PARLAMENTARES ATUA EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS DURANTE O RECESSO E PODE SER CONVOCADO, SE FOR NECESSÁRIO, PARA DISCUTIR A VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: A Comissão Representativa atua em nome de todos os senadores e deputados durante o recesso parlamentar. Entre suas funções estão zelar pela independência do Congresso Nacional diante dos outros Poderes, fiscalizar atos do Executivo, autorizar viagens ao exterior do presidente da República e do vice com duração maior que 15 dias e decidir sobre questões urgentes, que não possam esperar o reinício das atividades legislativas. No passado, o grupo já foi convocado, por exemplo, para discutir o acidente com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas em 2007, votar o envio de tropas para a força de paz da ONU no Haiti, em 2010, e tomar ações emergenciais para ajudar a região serrana do Rio de Janeiro, devastada por enchentes e deslizamentos em 2011. Portanto, caso a vacina contra o coronavírus seja liberada, o colegiado pode ser chamado para debater o início da campanha de imunização. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, anunciou os nomes senadores que vão integrar o colegiado. (Davi Alcolumbre) Bloco Unidos pelo Brasil – Titular: Luiz do Carmo e Suplente: Eduardo Gomes. PSD – Titular: Nelsinho Trad e Suplente: Carlos Fávaro. Pelo Bloco Resistência Democrática: Senador Paulo Rocha e Senadora Zenaide. Bloco Senado Independente – Titular: Senadora Eliziane Gama e Suplente: Senador Acir Gurgacz. Bloco PSDB/PSL – Titular: Senador Izalci Lucas. Bloco Vanguarda – Titular: Senador Davi Alcolumbre. Aprovado. Declaro eleita a Comissão Representativa. (Repórter) A comissão terá mandato de 23 de dezembro até 31 de janeiro de 2021 e contará também com representantes da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Ao vivo
00:0000:00