Sancionada lei que recriou o Ministério das Comunicações — Rádio Senado
Governo Federal

Sancionada lei que recriou o Ministério das Comunicações

A recriação do Ministério das Comunicações foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A pasta, coordenada pelo ministro Fábio Faria, foi criada a partir do desmembramento do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações e conta com três secretarias. O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi relator da medida provisória (MP 980/2020), que deu origem à lei que recriou o ministério. A reportagem é de Lívia Torres, da Rádio Senado.

16/10/2020, 17h00 - ATUALIZADO EM 16/10/2020, 17h00
Duração de áudio: 01:13
(Brasília  - DF, 17/06/2020) Presidente da República assina o termo que dá posse ao senhor Fábio Faria como Ministro de Estado das Comunicações.
Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR

Transcrição
LOC: DIÁRIO OFICIAL PUBLICA LEI QUE RECRIOU O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. LOC: A PASTA É RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: O Ministério das Comunicações voltou a funcionar em junho graças a uma medida provisória. A pasta foi desmembrada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e conta com três secretarias: telecomunicações, radiodifusão e especial de comunicação social. Cabe ao novo ministério a responsabilidade pela política de comunicação, divulgação do governo federal e relacionamento com a imprensa. Aprovada pela Câmara e Senado, a medida provisória foi sancionada sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. No Senado, o texto foi relatado pelo senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas. Em votação no plenário em setembro, alguns senadores se posicionaram contra a MP, como o senador Reguffe, Podemos do Distrito Federal: (Sonora Reguffe) “Eu acho que a prioridade do país não deveria ser a criar mais ministérios. Eu não vejo nenhum problema do Ministério das Comunicações ser junto com o Ministério da ciência e tecnologia, são áreas afins e eles podem sim atuar bem conjuntamente. Agora, não acho que seja a forma correta de fazer administração pública” (Rep) A pasta é chefiada pelo ministro Fábio Faria. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00