Exposição celebra 76 anos do Amapá — Rádio Senado
Cultura

Exposição celebra 76 anos do Amapá

Exposição “Amapá – Onde os Hemisférios se Encontram” foi aberta nessa terça (10) para celebrar os 76 anos da criação do território, que serão comemorados no dia 13 de setembro. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

10/09/2019, 18h19 - ATUALIZADO EM 11/09/2019, 10h41
Duração de áudio: 01:28
Exposição "Amapá - Onde os hemisférios se encontram - 76 anos de criação do território", no Espaço Ivandro Cunha Lima e Senado Galeria.  

Descerramento de fita durante inauguração da exposição.

(E/D):
senador Eduardo Gomes (MDB-TO); 
presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: NO DIA 13 DE SETEMBRO O AMAPÁ COMPLETA 76 ANOS. EM COMEMORAÇÃO, O SENADO ABRIU NESTA TERÇA-FEIRA UMA EXPOSIÇÃO COM OBRAS DE ARTISTAS DA REGIÃO. LOC: OS MATERIAIS PODERÃO SER VISTOS PELO PÚBLICO ATÉ O DIA 13 DESTE MÊS, NO SENADO GALERIA E NO ESPAÇO CULTURAL IVANDRO CUNHA LIMA. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: Como parte da programação especial em homenagem aos 76 anos da criação do território do Amapá, comemorado no dia 13 de setembro, o Senado abriu a exposição “Amapá – Onde os Hemisférios se Encontram”. A mostra, que é dividida em três partes, conta com obras de 26 artistas amapaenses e exibe elementos da cultura local, com peças em artesanato e com influência indígena. O presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, destacou a importância de mostrar a diversidade do estado. (Davi Alcolumbre) Esse é um grande passo no sentido da apresentação da nossa tradição, os nossos artistas estão todos aqui, vieram do Amapá, na Semana do Amapá. É uma homenagem, eu tô muito feliz e muito emocionado de estar aqui cumprindo com a minha obrigação, e será um espaço de promoção da nossa cultura e da nossa tradição brasileira. (REP) Dentre as obras expostas estão fotografias de Nayana Magalhães e Gabriel Flores, que retratam nas imagens o dia a dia dos amapaenses, além de artefatos feitos em barro, como louças, panelas e quadros, assinados pelo artista Wagner Ribeiro. A mostra apresenta ainda peças com elementos indígenas, em especial da tribo Tucuju, que habitava a margem esquerda do Rio Amazonas, onde hoje está situada a cidade de Macapá, capital do estado. A exposição fica aberta ao público até essa sexta, no Senado Galeria e no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, das 9 da manhã às 6 da tarde. No dia 11 de setembro, o Senado faz uma Sessão Especial no Plenário, às 10 horas da manhã, em homenagem aos 76 anos da criação do Território Federal do Amapá. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00