Comissões discutem possibilidade de paralisação das atividades do CNPq — Rádio Senado
Comissões

Comissões discutem possibilidade de paralisação das atividades do CNPq

Audiência Pública conjunta das comissões de Educação, de Ciência e Tecnologia, e de Fiscalização e Controle discutiu a possibilidade de paralisação das atividades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Acordo assinado nesta quinta-feira (5) por representantes dos Três Poderes garante R$ 250 milhões para as bolsas de pesquisa. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

05/09/2019, 19h39 - ATUALIZADO EM 05/09/2019, 21h19
Duração de áudio: 01:57
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realizam audiência pública interativa com o objetivo de discutir a ameaça de paralisação das atividades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Mesa: 
representante do Ministério da Economia, José Ricardo de Souza Galdino; 
secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Júlio Francisco Semeghini Neto; 
presidente eventual da CE, senador Izalci (PSDB-DF); 
diretor de Gestão e Tecnologia da Informação e presidente substituto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel da Silva; 
presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; 
presidente da Associação dos Servidores do CNPq (Ascon), Roberto Muniz Barretto de Carvalho.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: FALTA DE VERBAS PODE PARALISAR ATIVIDADES DO CNPQ. LOC: ÓRGÃO É RESPONSÁVEL POR FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NO BRASIL. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: Somente em julho desse ano o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, usou um total de 82 milhões e meio de reais para implementar 80 mil bolsas de estudo. Mas os recursos do órgão para 2019 só devem durar até setembro e essa falta de dinheiro pode comprometer pesquisas importantes e paralisar algumas atividades. Segundo o diretor Manoel da Silva, não houve contingenciamento. (MANOEL) A comunidade científica continua num crescente e o número de bolsas continua no patamar de 80 mil bolsas, ao passo que a gente já estava com mais de 200 mil pesquisadores, isso quer dizer que tem uma demanda reprimida muito grande. Rep: O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, afirma que já existe acordo para cobrir o valor até o fim do ano. (IZALCI) houve um entendimento da comissão mista de orçamento e então foi feito um acordo e que foi acatado pelo governo. Eu não vejo como o governo não cumprir esse acordo de respaldar o pagamento das bolsas no valor de 330 milhões. Rep: Além desse acordo anunciado pelo senador Izalci Lucas na Comissão Mista de Orçamento, um outro acordo firmado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vai assegurar 250 milhões de reais para as bolsas do CNPq. O dinheiro é parte do fundo formado por recursos recuperados pela Operação Lava Jato. O CNPq é uma agência subordinada ao Ministério de Ciência e Tecnologia responsável por contribuir para o avanço do conhecimento e estimular a pesquisa na área de tecnologia e inovação por meio da implementação de bolsas de estudo, que podem variar de 400 a 6 mil e 500 reais, dependendo da especialização do estudante, dentre outros critérios. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00