Ex-ministros da Educação vão debater programa Future-se
A Comissão de Educação do Senado vai convidar ex-ministros da área para debater o programa Future-se. Para o Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), ainda existem muitas dúvidas sobre o novo programa de financiamento do ensino superior. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.
Notícias relacionadas
CE debate fontes de financiamento para viabilizar Fundeb permanente
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VÃO PROMOVER UM CICLO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O PROGRAMA FUTURE-SE.
LOC: EX-MINISTROS DA ÁREA, TÉCNICOS DO GOVERNO E ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO VÃO DEBATER ESSE NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
TÉC: A Comissão de Educação do Senado terá uma série de três audiências para debater o Future-se, programa voltado ao financiamento do ensino superior apresentado pelo Ministério da Educação em julho. O objetivo do MEC é aumentar a autonomia financeira das instituições de ensino superior, com iniciativas como a criação de um fundo patrimonial e a participação de organizações sociais, as OSs, na gestão das escolas. O senador Veneziano Vital do Rego, do PSB da Paraíba, afirmou que ainda existem muitas dúvidas sobre o novo programa:
(Veneziano): A discussão sobre o programa Future-se que há 30 dias foi apresentado pelo MEC, Ministério da Educação, e que tem trazido não menos questionamentos e sérias dúvidas por parte da academia brasileira
(REP) O presidente da Comissão de Educação, Dário Berger, ressaltou que já enviou ofício pedindo esclarecimentos ao MEC sobre a atual situação das universidades. O senador do MDB de Santa Catarina lembrou que a restrição orçamentária atual pode colocar em risco a continuidade do segundo semestre letivo em várias delas. Para Berger, o debate sobre o financiamento do ensino superior é urgente:
(Dário Berger): E a expectativa que se tem é que com esse contingenciamento nossas instituições federais, universidades federais e institutos federais, não tenham condições de chegar até o final do ano sequer com o atendimento de elementos essenciais como fornecimento de energia elétrica e de água potável nas universidades, o que é extremamente preocupante no cenário atual que estamos vivendo.
(REP) Para os debates sobre o programa Future-se e a situação das universidades brasileiras, serão convidados os ex-ministros da educação Renato Janine Ribeiro, Aloízio Mercadante, Fernando Haddad, Cristovam Buarque, José Goldemberg e Murilo Hingel. As datas das audiências ainda serão definidas. Você pode participar da consulta pública sobre o Future-se até o dia 29 de agosto enviando sugestões, críticas e comentários. Para isso, basta entrar no site portal.mec.gov.br e clicar no link “Future-se” no lado esquerdo da página.
PROJETO: REQ 83 e 84/2019