Comissão de Educação analisa criação de título “Cidade Amiga do Idoso” — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Educação analisa criação de título “Cidade Amiga do Idoso”

A Comissão de Educação deve analisar um projeto (PL 2119/2019) que cria o título de “Cidade Amiga do Idoso”. O prêmio será concedido para cidades que estabelecerem projetos que estimulem a qualidade de vida dessa parcela da população. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), afirmou que a proposta colabora com a acessibilidade em tempos de aumento da população idosa no país. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

16/08/2019, 11h46 - ATUALIZADO EM 16/08/2019, 11h46
Duração de áudio: 01:39
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza sabatina de indicação para o cargo de diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

Em pronunciamento, senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: CIDADES QUE INVESTIREM EM PROJETOS QUE MELHOREM A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS PODEM RECEBER O TÍTULO DE “CIDADE AMIGA DO IDOSO” LOC: PROJETO COM ESSA IDEIA FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC: O arquiteto Francisco Espírito Santo, de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem 85 anos e sabe dos desafios que os idosos enfrentam ao caminhar pelas ruas das cidades brasileiras. Um exemplo de falta de acessibilidade é a atual situação das calçadas: (Francisco/ Rodrigo - 16”): Péssimas! Péssimas! (Rodrigo) O senhor sente algum tipo de dificuldade? (Francisco) A gente sente porque as calçadas aqui não são niveladas, não é tudo certo. O sujeito faz um remendo em uma calçada, dá um calombo. De um modo geral não tem uma política para o idoso. (REP) Está em discussão no Senado uma proposta que visa estimular as cidades a investir em acessibilidade para pessoas idosas. O projeto cria o título de “Cidade Amiga do Idoso”. O prêmio será concedido aos municípios que tocarem projetos em benefício das pessoas com mais de 60 anos nas áreas de transporte, mobilidade, saúde, segurança e comunicação. O relator da proposta na Comissão de Direitos Humanos, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, lembrou dados do IBGE que apontam uma inversão da pirâmide etária do Brasil: a proporção de idosos tem se aproximado do índice de jovens. Ele afirmou que essa nova realidade exigirá cada vez mais investimentos para adaptar nossas cidades aos idosos: (Acir): Temos que estimular o desenvolvimento de cidades mais inclusivas que traduzimos como aquelas que realmente acolhem a diversidade e atendem as necessidades da população em geral e de grupos que demandam uma atenção especializada, a exemplo das pessoas idosas (Rep) A proposta será analisada agora pela Comissão de Educação do Senado, onde vai ser relatada pela senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende. PROJETO: PL 2119/2019

Ao vivo
00:0000:00