Especialistas apontam importância de investimentos na primeira infância — Rádio Senado
Adultos saudáveis

Especialistas apontam importância de investimentos na primeira infância

Em audiência pública nas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação, Cultura e Esporte (CE), psicólogos, médicos e educadores apontaram a importância dos investimentos e de cuidados na primeira infância para o desenvolvimento emocional, intelectual, físico e mental dos futuros adultos. A senadora Marta Suplicy (MDB-SP) lembrou que as experiências e hábitos das gestantes durante a gravidez e as situações vividas pela criança até os 6 anos são decisivos para o resto da vida.

21/11/2018, 16h39 - ATUALIZADO EM 21/11/2018, 17h12
Duração de áudio: 02:50
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizam audiência conjunta para debater o tema "Educar para a Paz: experiências internacionais e brasileiras".

Mesa:
pedagoga e psicomotricista, Sandra Regina;
presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (MDB-SP);
vice-presidente da CE, senador Pedro Chaves (PRB-MS);
psiquiatra Joshua Sparrow;
psicóloga Jaqueline Wendland.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS INVESTIMENTOS E CUIDADOS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DOS FUTUROS ADULTOS. LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA POR ESPECIALISTAS EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO E DE ASSUNTOS SOCIAIS. O EVENTO FAZ PARTE DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA E CULTURA DA PAZ. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Em audiência pública conjunta nas Comissões de Assuntos Sociais e de Educação, psicólogos, médicos e educadores apontaram a importância dos investimentos e de cuidados na primeira infância para o desenvolvimento emocional, intelectual, físico e mental dos futuros adultos. Os convidados também mostraram diferentes estudos, técnicas terapêuticas e experiências sobre o tema. A presidente da CAS, senadora Marta Suplicy, de São Paulo, que é psicóloga, lembrou que as experiências e hábitos das gestantes durante a gravidez e as situações vividas pela criança até os seis anos de idade são decisivos. (Marta) “Exatamente na primeira infância onde são desenvolvidas as emoções, os aspectos todos cognitivos e os instrumentos com os quais a criança vai contar para o resto da vida” (Cardim) A psicóloga Jaqueline Wendland destacou o preconceito e a situação precária e vulnerável das mães e gestantes migrantes no Brasil e no mundo, sujeitas a uma série de ameaças e agressões. Jaqueline apresentou a iniciativa bem-sucedida da Assistência Pública dos Hospitais de Paris, que recebem imigrantes de várias nacionalidades, e defendeu o atendimento, o acolhimento e a integração destas famílias estrangeiras. (REP) “Tem que dar as mãos para estas pessoas que estão no chão. A gente tem que levantar elas para acompanhar este percurso. O cuidador da primeira infância vai ser como uma terra firme pra pessoas que estão à deriva, para as pessoas que estão em situação de errância, (tem que ser) um porto seguro. E é claro um acolhimento que tem que ser incondicional, integral de cuidados, para não perpetuar esta cadeia de traumas, violência, carência...” (Rep) O pediatra e psiquiatra infantil americano Joshua Sparrow destacou que os filhos de lares desestruturados, de pais presidiários e que abusam de drogas e as crianças vítimas de maus-tratos e negligência sofrem e reproduzem um ciclo de pobreza e violência. Joshua Sparrow defendeu investimentos para reverter este cenário. (Joshua) “Esse é um sistema que está repleto de traumas e grande pobreza. Então as mães estão transmitindo as suas experiências que não tiveram ajuda para superar para a próxima geração” (Rep) A audiência pública faz parte das atividades da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Senado Federal.

Ao vivo
00:0000:00