Comissão mista aprova MP que garante ressarcimento a distribuidoras por desconto no óleo diesel — Rádio Senado
Combustíveis

Comissão mista aprova MP que garante ressarcimento a distribuidoras por desconto no óleo diesel

A Comissão Mista responsável pela análise da Medida Provisória 838/2018 aprovou, nesta quarta-feira (8), o texto que concede subvenção econômica de R$ 0,30 por litro de óleo diesel. O benefício tem o objetivo de garantir o desconto de R$ 0,46 no litro do combustível e vai durar até 31 de dezembro deste ano. A medida faz parte do acordo firmado entre o governo federal e os caminhoneiros para por fim à greve da categoria, ocorrida entre maio e junho deste ano.

08/08/2018, 18h55 - ATUALIZADO EM 08/08/2018, 19h04
Duração de áudio: 01:13
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 838, de 2018, que dispõe sobre a concessão de subvenção econômica à comercialização de óleo diesel, realiza reunião deliberativa para apresentação e votação do relatório. 

Mesa: 
presidente da CMMPV 838/2018, senador Dário Berger (MDB-SC); 
relator da CMMPV 838/2018, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
MEDIDA PROVISÓRIA QUE PREVÊ QUE O GOVERNO FEDERAL VAI RESSARCIR AS DISTRIBUIDORAS POR DESCONTO NO PREÇO DO ÓLEO DIESEL FOI APROVADA NA COMISSÃO MISTA. A PROPOSTA FEZ PARTE DO ACORDO PARA O FIM DA GREVE DOS CAMINHONEIROS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. Tec: Uma das reivindicações dos caminhoneiros na paralisação da categoria no final de maio era a queda no preço do óleo diesel. Foi quando o governo federal acenou com um desconto de 46 centavos por litro do combustível. E para as distribuidoras não ficarem no prejuízo, ficou acertado que os cofres públicos arcariam com o custo do abatimento. A MP 838 aprovada na comissão mista prevê uma subvenção de trinta centavos por litro até o final do ano ou até que seja alcançado o limite de 9,5 bilhões de reais. O senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, salientou a importância da redução no valor do diesel para o retorno dos caminhoneiros às estradas. (Dário Berger) Com os aumentos sucessivos do preço dos combustíveis que, certamente, não teria um fim desejável e foi o que efetivamente aconteceu. A paralisação dos caminhoneiros, que trouxe inúmeros problemas para a nação brasileira. (Repórter) Aprovada na comissão mista, a MP 838 de 2018 vai agora a exame na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Ao vivo
00:0000:00