Comissão de Mudança Climática vai debater diversificação energética e desmatamento na Amazônia e no Cerrado — Rádio Senado
Meio Ambiente

Comissão de Mudança Climática vai debater diversificação energética e desmatamento na Amazônia e no Cerrado

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou, durante a reunião desta quarta-feira (6), o plano de trabalho para este ano. No total, a Comissão realizará 13 audiências públicas para discutir temas como o RenovaBio, combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado: situação atual e propostas para o atingimento da NDC e Candidatura do Brasil para sediar a COP-25, em 2019.

06/06/2018, 17h48 - ATUALIZADO EM 06/06/2018, 17h48
Duração de áudio: 01:26
Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza reunião para apreciação do plano de trabalho.

À mesa, presidente da CMMC, deputado Sergio Souza (MDB-PR) conduz reunião.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS VAI DISCUTIR EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS TEMAS COMO A DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA E O COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA E NO CERRADO. LOC: O PLANO DE TRABALHO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA, COMO INFORMA A REPÓRTER LAÍSA LOPES. (Repórter) A proposta de trabalho apresentada pelo relator da Comissão, senador Jorge Viana, do PT do Acre, diz que os trabalhos do colegiado serão importantes para ajudar o país na reversão dos efeitos das mudanças no clima, principalmente para garantir a diminuição do desmatamento, viabilizar a agricultura de baixo carbono e trazer resiliência aos centros urbanos diante dos efeitos da alteração do clima. Durante a reunião desta quarta-feira, foi proposta a realização de audiências públicas para tratar do combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado, financiamento para uma economia de baixo carbono e segurança hídrica e mudança do clima. Inicialmente seriam onze audiências públicas na pauta da comissão, mas foram incluídas outras duas na agenda: uma sobre o RenovaBio, política do governo para diversificar a matriz de combustíveis no país, e outra sobre o controle de emissões evaporativas. O presidente da Comissão, deputado Sérgio Souza, do MDB do Paraná, destacou a importância do RenovaBio. (Sérgio Souza) Porque se nós garantirmos uma autossuficiência de produção de combustíveis renováveis, nós não ficaremos dependentes de commodity como o petróleo nessa variação de valores que assola toda a população brasileira em um preço, um dos maiores preços praticados no Brasil até hoje. (Repórter) A terceira reunião da comissão mista de mudanças climáticas será na próxima semana. Da Rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00