Comissão de Infraestrutura vai debater a transposição do Rio Tocantins — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão de Infraestrutura vai debater a transposição do Rio Tocantins

A Comissão de Infraestrutura (CI) vai discutir a interligação do rio Tocantins (TO) com o Rio Preto (BA). A audiência vai instruir o projeto de lei com esse objetivo (PLC 138/2017), que tem a intenção de garantir a navegabilidade até o rio Amazonas. A senadora Kátia Abreu, do Tocantins, relatora da matéria na CI, defende, primeiro, a recuperação do rio para depois discutir a sua transposição. Reportagem de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.

13/03/2018, 13h03 - ATUALIZADO EM 13/03/2018, 13h03
Duração de áudio: 02:13
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião com 12 itens. Na pauta, o PLS 11/2013, que destina recursos da Cide para projetos de infraestrutura urbana de transportes coletivos.

À mesa, presidente eventual da CI, senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Em pronunciamento, à bancada, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A INTERLIGAÇÃO ENTRE O RIO TOCANTINS E O RIO PRETO, NA BAHIA. LOC: A TRANSPOSIÇÃO É PREVISTA EM PROJETO LEI, MAS A SENADORA KÁTIA ABREU QUER AVALIAR SE NÃO TRARÁ DANOS AO RIO, QUE É O SEGUNDO MAIOR EM TERRAS BRASILEIRAS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O projeto visa interligar o rio Tocantins ao rio Preto, na Bahia, para dali, pelo rio São Francisco, assegurar a navegação até o rio Amazonas, no Norte do País. A relatora da proposta na Comissão de Infraestrutura, a senadora tocantinense Kátia Abreu, quer debater o assunto para evitar danos ao rio Tocantins, que segundo informou, está com baixo nível de água. Na avaliação dela, é preciso primeiro recuperar o rio antes de fazer a transposição. (Kátia Abreu) “O medo de nós nem ajudarmos o rio São Francisco e destruirmos o rio Tocantins. Antes de debater esta questão, nós queremos investimentos no nosso rio Tocantins, nas suas nascentes, nas suas matas ciliares. Nós queremos, primeiro a salvação do nosso rio para depois nós avaliarmos, do ponto de vista técnico-científico se nós temos condições de doar água para outros estados (Repórter) O senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, lembrou que Brasília sedia o Fórum Mundial da Água de 18 a 23 de março. E defendeu o debate do tema, uma vez que o rio Tocantins, segundo ele, é importante para todo o Brasil. (Hélio José) “É de suma importância tanto para o Tocantins, quanto para o rio São Francisco, quanto para o Brasil. Eu acho que precisamos estudá-lo com o maior cuidado do mundo e ver formas de realmente garantir que nossos cursos d’água sejam preservados, revitalizados e garantidos”. (Repórter) Ao observar que transposições de rios sempre são polêmicas, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, sugeriu que se leve a água de um rio a outros apenas quando houver cheias. E disse que rios da Amazônia secam no período de estiagem, mas, na época das chuvas são caudalosos. (Valdir Raupp) “Essa água que vai para o mar, sem que ninguém use, no período das cheias, ela poderia ser transposta, durante um período de seis meses, para abastecer todos os reservatórios do Nordeste. Acho que só um rio da Amazônia, no período das cheias, das chuvas, ele abastece todo o Nordeste Brasileiro”. (Repórter) A audiência pública para discutir a transposição do rio Tocantins ainda será marcada pela comissão.

Ao vivo
00:0000:00