CDR aprovou propostas para incentivar o turismo brasileiro — Rádio Senado
Balanço 2017

CDR aprovou propostas para incentivar o turismo brasileiro

A infraestrutura para o turismo foi uma das prioridades definidas pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) em 2017. A comissão também aprovou a criação da área turística de Angra Doce, no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, na divisa de São Paulo com o Paraná. Para o relator da proposta, senador Wellington Fagundes (PR-MT), a proposta insere-se no dever constitucional do poder público de incentivar o turismo “como fator de desenvolvimento social e econômico”. Já a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) não acredita na previsão do Ministério do Turismo de aumentar o número de visitas de turistas estrangeiros de seis para 12 milhões por ano.  “Quando você corta de forma brutal o orçamento do Ministério do Turismo e o orçamento da EMBRATUR, toda boa intenção fica colocada no lixo”, criticou.

05/01/2018, 18h06 - ATUALIZADO EM 08/01/2018, 14h53
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião para avaliação de política sobre segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste.

Mesa:
presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC1: A INFRAESTRUTURA PARA O TURISMO FOI UMA DAS PRIORIDADES DEFINIDAS PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM 2017. LOC2: E A SENADORA LÍDICE DA MATA CRITICOU A FALTA DE INVESTIMENTOS NO TURISMO BRASILEIRO. REPÓRTER MARCIANA ALVES TÉC: Diversidade cultural, cenários paradisíacos e as riquezas naturais das terras brasileiras atraem turistas do mundo inteiro. Para garantir o desenvolvimento do setor, que aquece a economia do país, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo priorizou em 2017 a infraestrutura turística para o orçamento de 2018. A comissão também aprovou a criação da área turística de Angra Doce, que fica no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, entre São Paulo e Paraná. A ideia é incentivar o turismo na região, como explica o relator da proposta, senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso. (Wellington Fagundes) A proposta insere-se no dever constitucional que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios têm de promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico. Com isso, vai gerar emprego também na sua região. (REP) Em 2017 a CDR também ouviu o ministro do turismo, Marx Beltrão, que falou sobre as principais ações da pasta para os próximos anos. A intenção é aumentar o número de visitas de turistas estrangeiros de 6 para 12 milhões por ano. Para a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, os investimentos são pequenos diante do potencial turístico brasileiro. Ela também criticou os cortes no orçamento do setor. (Lídice da Mata) “Quando você corta de forma brutal o orçamento do ministério do turismo e o orçamento da EMBRATUR, toda boa intenção fica colocada no lixo. Nós não temos como de trazer o dobro de visitantes sem um grande mega evento”. (REP) Uma proposta que prevê tarifa de energia diferenciada para o turismo rural está em análise na CDR. O texto contempla os estabelecimentos de ecoturismo ou turismo de aventura com uma tarifação equivalente a cobrada da atividade econômica rural. De acordo com o projeto, para ter o benefício, o empreendimento deverá comprovar a atividade nas concessionárias de energia elétrica, por meio de cadastro no Ministério do Turismo. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00