CDH debate políticas públicas voltadas para negros e quilombolas — Rádio Senado
Comissões

CDH debate políticas públicas voltadas para negros e quilombolas

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) discutiu em audiência pública os desafios enfrentados pela população negra e quilombola. A audiência aconteceu em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. Segundo o vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT – RS), as críticas aos direitos humanos têm aumentado, sendo que uma parcela da população acredita que esses direitos priorizam criminosos. Para o senador Paim, é importante relembrar que os direitos humanos devem beneficiar toda a sociedade.

12/12/2017, 20h05 - ATUALIZADO EM 13/12/2017, 10h24
Duração de áudio: 01:51
Comissão de Direitos  Humanos e Legislação Participava (CDH) realiza audiência pública  interativa para discutir ações dos movimentos negros organizados, das religiões de matriz africanas e das comunidades quilombolas em relação às políticas públicas.

Participam: 
1ª mulher trans não operada a ser reconhecida formalmente como mulher, Kyara Zaruth;
presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI);
vice- presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
procurador do Trabalho (MPT) e Vice-Coordenador Nacional da Coordinfância, Ronaldo Lira;
procuradora Regional do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA POPULAÇÃO NEGRA E QUILOMBOLA LOC: A AUDIÊNCIA ACONTECEU EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, COMEMORADO EM 10 DE DEZEMBRO. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR TÉC: A Comissão de Direitos Humanos se reuniu para debater as ações dos movimentos negros organizados e das comunidades quilombolas, em relação às políticas públicas direcionadas para esses setores da sociedade brasileira. Segundo o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que solicitou a audiência, a reunião também teve como objetivo marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. A consultora em Direitos Humanos e Africanidade da Câmara Legislativa do DF, Patrícia Zapponi, destaca que ainda hoje há preconceito racial não apenas nas interações sociais, mas também em instituições públicas e privadas. (Patrícia Zapponi) “Existe o racismo propriamente dito, pela questão da cor da pele, da história, que tem que ser feito todo um resgate histórico e reconhecido. E existe também o racismo institucional, que é uma coisa gravíssima.” (Rep) O senador Paulo Paim lembrou que as críticas aos direitos humanos têm aumentado, sendo que uma parcela da população acredita que esses direitos priorizam criminosos. Para ele, é importante relembrar que os direitos humanos devem beneficiar toda a sociedade. (Paulo Paim) “Tem alguns setores que insistem em dizer que Direitos Humanos é só defender bandido. Não. Direitos Humanos defende todo ser humano.” (Rep) O Procurador do Trabalho, Ronaldo Lira, alertou para a importância de políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho e no combate à exploração de trabalhadores: (Ronaldo Lira) “Nós do Ministério Público do Trabalho estamos acostumados a fazer resgate de pessoas em todos os cantos do País.” (Rep) Estiveram presentes na audiência pública representantes da Procuradoria Regional do Trabalho e do Ministério da Educação. Da Rádio Senado, Adrian Alencar. RDH 127/2017

Ao vivo
00:0000:00