Comissão de Educação aprova dois projetos que homenageiam cidades brasileiras — Rádio Senado
Educação

Comissão de Educação aprova dois projetos que homenageiam cidades brasileiras

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou dois projetos que homenageiam cidades brasileiras. O primeiro (PLC 51/2016) reconhece o município de Santa Teresa, no Espírito Santo, como berço da imigração italiana no Brasil. Na leitura do relatório, o senador Pedro Chaves (PSC – MS), destacou a influência dos imigrantes italianos sobre as regiões sul e sudeste do Brasil. O segundo projeto aprovado (PLC 03/2017) garante a município de Santa Isabel, em São Paulo, o título de capital dos quadrinhos. O relator da matéria, senador Eduardo Lopes (PRB – RJ), destacou a importância de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, no incentivo à leitura entre o público infanto-juvenil.

29/08/2017, 14h12 - ATUALIZADO EM 29/08/2017, 14h26
Duração de áudio: 02:18
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião deliberativa com 25 itens. Entre eles, o PLS 444/2016, que torna as seleções esportivas do país integrantes do patrimônio cultural brasileiro, e o PLS 525/2009, que institui as condições mínimas para a construção e adequação de escolas.

À mesa, presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).

Bancada:
senadora Lídice da Mata (PSB-BA); 
senador João Alberto Souza (PMDB-MA);
 senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA);
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).


Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU DOIS PROJETOS QUE HOMENAGEIAM CIDADES BRASILEIRAS. LOC: O PRIMEIRO RECONHECE SANTA TERESA, NO ESPÍRITO SANTO, COMO BERÇO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL; E O SEGUNDO GARANTE A SANTA ISABEL, EM SÃO PAULO, O TÍTULO DE CAPITAL DOS QUADRINHOS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) A data de 26 de junho vai marcar o calendário oficial brasileiro como dia do reconhecimento do município de Santa Teresa como o precursor da imigração italiana no Brasil. Na justificativa, o autor da matéria, deputado Sergio Vidigal, explicou que os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil em 1874 e 1875 e se estabeleceram na serra capixaba, onde em 26 de junho de 1875 fundaram a colônia agrícola que se transformou na cidade de Santa Teresa. Na leitura do relatório, na Comissão de Educação, o senador Pedro Chaves, do PSC de Mato Grosso do Sul, destacou a influência dos imigrantes italianos sobre as regiões sul e sudeste do Brasil. (Pedro Chaves) “Particularmente no Sudeste e no Sul do País, imensa foi a influência italiana na culinária, na arquitetura e nas artes, no modo de falar e, em geral, na maneira de viver. Podemos afirmar que tudo isso se iniciou com a chegada ao Espírito Santo de dois grupos de italianos, oriundos de Trento e Vêneto, regiões do Norte da Itália.” (Repórter) A capital Nacional dos quadrinhos foi o título proposto pelo deputado Roberto Alves para o município de Santa Isabel, cidade natal do cartunista Mauricio de Sousa, nascido em 1935. A turma da Mônica é publicada em mais de cinquenta países e já alcançou a marca de um bilhão de revistas publicadas. A prefeitura de Santa Isabel adotou os quadrinhos como ferramenta educacional. O relator da matéria, senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de Janeiro, destacou a importância de Maurício de Sousa no incentivo à leitura entre o público infanto-juvenil (Eduardo Lopes) “Não bastasse o incentivo ao hábito da leitura desde a mais tenra idade, ressaltemos o estimulante contato com seu humor inteligente e humanista, que tanto valoriza a vida simples das cidades e do campo do Brasil como se aventura em cenários da mais desgarrada imaginação”. (Repórter) Com a aprovação da Comissão de Educação do Senado, os dois projetos estão prontos para seguir para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos. PLC 3/2017; PLC 51/2016

Ao vivo
00:0000:00