CCT debate situação do setor espacial brasileiro — Rádio Senado
Audiência pública

CCT debate situação do setor espacial brasileiro

A situação do setor espacial brasileiro foi tema de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT). Os senadores receberam o comandante da aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, para debater o tema. Rossato, chamou a atenção dos senadores para o prejuízo que a descontinuidade no repasse de recursos para o setor pode causar para o país. Ele lembrou que o setor espacial, responsável pela construção de foguetes e satélites, requer tecnologia avançada e está sempre em desenvolvimento. O senador Otto Alencar (PSD – BA), presidente da CCT, afirmou que irá buscar a causa da retirada de recursos do setor espacial.

16/08/2017, 14h08 - ATUALIZADO EM 16/08/2017, 14h55
Duração de áudio: 02:03
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza audiência pública interativa para debater assuntos da Aeronáutica e discussão do Programa Espacial Brasileiro. 

Mesa: 
tenente-brigadeiro do ar e comandante da Aeronáutica, Nivaldo Luiz Rossato; 
presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA) 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SITUAÇÃO DO SETOR ESPACIAL BRASILEIRO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. LOC: OS SENADORES RECEBERAM O COMANDANTE DA AERONÁUTICA PARA DEBATER O TEMA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) A aeronáutica é a responsável por supervisionar as políticas do setor espacial brasileiro junto com a Agência Espacial Brasileira, a AEB e outras instituições. Em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, chamou a atenção dos senadores para o prejuízo que a descontinuidade no repasse de recursos para o setor pode causar para o país. Ele lembrou que o setor espacial, responsável pela construção de foguetes e satélites, requer tecnologia avançada e está sempre em desenvolvimento. Rossato destacou que o atraso no repasse de recursos do governo significa que os projetos do país na área ficarão ultrapassados. (Nivaldo Rossato) “não dá pra definir com clareza isso, nóss podemos dizer nesse diagnóstico que os recursos foram inconstantes e não foram priorizados. ele não consegue, ele se torna superado, ele não vem no momento certo e a gente perde esse recurso” (Repórter) Os senadores ouviram detalhes sobre o cancelamento de alguns projetos, como a participação brasileira na estação espacial internacional e o convênio com a Ucrânia para lançamentos de foguetes na base de Alcântara. O projeto conhecido como Alcântara Cyclone Space foi cancelado devido ao seu alto custo de implantação. O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, presidente da CCT, afirmou que irá buscar a causa da retirada de recursos do setor espacial: (Otto Alencar) Eu vou fazer contato com o tribunal de contas da união para saber como foi a prestação de contas da Agência com o TCU o órgão responsável pela fiscalização dos recursos para essa finalidade. (Repórter) O comandante da aeronáutica lembrou que o satélite geoestacionário Brasileiro já está em funcionamento desde maio de 2017. O setor espacial movimenta mais de 300 bilhões de dólares em todo o mundo. Req CCT 06/2017

Ao vivo
00:0000:00