Comissão de Educação debate formas de aplicar a tecnologia em benefício da educação
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATEU FORMAS DE APLICAR A TECNOLOGIA EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO.
LOC: A AUDIENCIA PÚBLICA ACONTECEU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
(Repórer) Aplicar as tecnologias disponíveis como computadores, smartphones, redes digitais e aulas virtuais na educação pode ser a reposta para tornar a escola mais moderna e atrativa para os alunos. A Comissão de Educação do Senado discutiu o tema em uma audiência pública. “Tecnologia a serviço da educação”: Esse foi o nome escolhido para resumir a discussão feita pelo colegiado, como explicou o autor do requerimento para a reunião, senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal.
(Cristovam Buarque) “Se tem uma coisa que precisamos mudar que é o uso que fazemos da tecnologia. E fazendo alguma diferença, E em breve, teremos que mudar a ciência também”.
(Repórter) Foram apresentados dois exemplos sobre o impacto de tecnologias digitais na educação. O professor Antônio Marival Chaves apresentou o projeto Edux, uma plataforma digital disponível para alunos das escolas publicas da Bahia que instiga alunos e escolas a desenvolverem novos talentos. Já o consultor Orlando de Sá Cavalcante Neto apresentou o impacto da série de vídeos elaborados pelo Senado para explicar, de forma didática para o público do ensino médio, a elaboração do Orçamento da União. Orlando destacou que a publicação dos vídeos na internet gerou diversos convites para palestras em escolas e universidades, o que surpreendeu a equipe.
(Orlando de Sá) “na pratica ver que esse trabalho oferecido que não é o nosso foco principal, traz uma satisfação muito grande”.
(Repórter) As duas exposições complementaram as ideias do pesquisador do Núcleo de Estudos do Futuro da UnB Marcos Formiga. O professor destacou que, atualmente, a sociedade precisa ter em mente que a educação não pode se restringir aos muros escolares e nem à relação de superioridade do professor perante o aluno. Por isso, os projetos educacionais mais avançados e bem sucedidos levam em conta a aprendizagem adquirida em plataformas digitais e cursos abertos oferecidos na internet.