Comissão de Educação debate formas de aplicar a tecnologia em benefício da educação — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão de Educação debate formas de aplicar a tecnologia em benefício da educação

09/08/2017, 14h37 - ATUALIZADO EM 02/10/2017, 15h57
Duração de áudio: 02:10
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência interativa para debater a tecnologia a serviço da educação, com a participação de representantes da UnB, do projeto Edux e de consultores do Senado.


Mesa (E/D):
consultor de Orçamento do Senado Federal, Orlando de Sá Cavalcante Neto;
representante do Projeto Edux, Marival Chaves;
presidente Eventual da  CE,  senador Cristovam Buarque (PPS-DF);
professor do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília, Marcos Formiga.


Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATEU FORMAS DE APLICAR A TECNOLOGIA EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO. LOC: A AUDIENCIA PÚBLICA ACONTECEU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórer) Aplicar as tecnologias disponíveis como computadores, smartphones, redes digitais e aulas virtuais na educação pode ser a reposta para tornar a escola mais moderna e atrativa para os alunos. A Comissão de Educação do Senado discutiu o tema em uma audiência pública. “Tecnologia a serviço da educação”: Esse foi o nome escolhido para resumir a discussão feita pelo colegiado, como explicou o autor do requerimento para a reunião, senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal. (Cristovam Buarque) “Se tem uma coisa que precisamos mudar que é o uso que fazemos da tecnologia. E fazendo alguma diferença, E em breve, teremos que mudar a ciência também”. (Repórter) Foram apresentados dois exemplos sobre o impacto de tecnologias digitais na educação. O professor Antônio Marival Chaves apresentou o projeto Edux, uma plataforma digital disponível para alunos das escolas publicas da Bahia que instiga alunos e escolas a desenvolverem novos talentos. Já o consultor Orlando de Sá Cavalcante Neto apresentou o impacto da série de vídeos elaborados pelo Senado para explicar, de forma didática para o público do ensino médio, a elaboração do Orçamento da União. Orlando destacou que a publicação dos vídeos na internet gerou diversos convites para palestras em escolas e universidades, o que surpreendeu a equipe. (Orlando de Sá) “na pratica ver que esse trabalho oferecido que não é o nosso foco principal, traz uma satisfação muito grande”. (Repórter) As duas exposições complementaram as ideias do pesquisador do Núcleo de Estudos do Futuro da UnB Marcos Formiga. O professor destacou que, atualmente, a sociedade precisa ter em mente que a educação não pode se restringir aos muros escolares e nem à relação de superioridade do professor perante o aluno. Por isso, os projetos educacionais mais avançados e bem sucedidos levam em conta a aprendizagem adquirida em plataformas digitais e cursos abertos oferecidos na internet.

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