Eduardo Braga pede edição de MP para resolver impasse sobre fornecimento de gás para região amazônica

Transcrição
LOC: A EDIÇÃO DE UMA MEDIDA PROVISÓRIA PODERÁ RESOLVER O IMPASSE ENTRE A PETROBRAS E A AMAZONAS ENERGIA EM RELAÇÃO AO FORNECIMENTO DE GÁS PARA A REGIÃO.
LOC: A SUGESTÃO É DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA, SENADOR EDUARDO BRAGA, DO PMDB DO AMAZONAS. PARA ELE, A MEDIDA PODE EVITAR APAGÕES EM MANAUS, COMO ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 31 DE MAIO. INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:
TÉC: Com o impasse entre a Petrobras e a Amazônia Energia quanto ao fornecimento de gás, só este ano os habitantes de Manaus enfrentaram sete apagões. O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, considera a situação um desrespeito com a população da capital do estado. E sugeriu a edição de uma Medida Provisória para regular as divergências que impedem o fornecimento constante de energia.
(BRAGA) “É questão de regulação mesmo! Que se não for proposta pela Aneel e pelo Ministério de Minas e Energia uma nova medida Provisória que trate essa regulação, nós vamos ter um problema gravíssimo. Nós estamos falando de mais de seis ou sete milhões de brasileiros que poderão correr o risco de viverem uma situação de black out constante, como nós temos visto”.
(Iara): O representante do Ministério de Minas e Energia, Edvaldo Risso, disse que o assunto está sendo estudado e sugeriu que os envolvidos cheguem a um acordo que não interfira na qualidade da energia que chega ao consumidor da região Norte.
(RISSO) “O problema é complexo, precisa de uma solução rápida, mas não é transferindo toda a conta para o consumidor no entendimento do Ministério. Uma opinião nossa: Agência, Petrobras e Eletrobras têm que convergir para concessões para poder chegar num ponto de equilíbrio”.
(Iara): O assunto foi discutido em audiência pública na CI com representantes da Aneel, Eletrobras, Petrobras e da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia, a Abrace. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.