Eduardo Braga pede edição de MP para resolver impasse sobre fornecimento de gás para região amazônica — Rádio Senado
Comissões

Eduardo Braga pede edição de MP para resolver impasse sobre fornecimento de gás para região amazônica

06/06/2017, 16h02 - ATUALIZADO EM 06/06/2017, 16h02
Duração de áudio: 01:47
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência interativa sobre o fornecimento de gás entre a Petrobras e a Amazonas Energia nas térmicas do Estado do Amazonas com a participação do ministro de Minas e Energia e representantes do setor.

Mesa:
secretário Executivo Adjunto do Ministério de Minas e Energia, Edvaldo Luís Risso;
diretor de Distribuição da Eletrobras, Luiz Henrique Hamann;
presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB-AM);
diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino Ramos;
diretor de Geração da Eletrobras, Carlos Eduardo Gonzales Baldi;
presidente executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Edvaldo Alves Santana.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A EDIÇÃO DE UMA MEDIDA PROVISÓRIA PODERÁ RESOLVER O IMPASSE ENTRE A PETROBRAS E A AMAZONAS ENERGIA EM RELAÇÃO AO FORNECIMENTO DE GÁS PARA A REGIÃO. LOC: A SUGESTÃO É DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA, SENADOR EDUARDO BRAGA, DO PMDB DO AMAZONAS. PARA ELE, A MEDIDA PODE EVITAR APAGÕES EM MANAUS, COMO ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 31 DE MAIO. INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: TÉC: Com o impasse entre a Petrobras e a Amazônia Energia quanto ao fornecimento de gás, só este ano os habitantes de Manaus enfrentaram sete apagões. O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, considera a situação um desrespeito com a população da capital do estado. E sugeriu a edição de uma Medida Provisória para regular as divergências que impedem o fornecimento constante de energia. (BRAGA) “É questão de regulação mesmo! Que se não for proposta pela Aneel e pelo Ministério de Minas e Energia uma nova medida Provisória que trate essa regulação, nós vamos ter um problema gravíssimo. Nós estamos falando de mais de seis ou sete milhões de brasileiros que poderão correr o risco de viverem uma situação de black out constante, como nós temos visto”. (Iara): O representante do Ministério de Minas e Energia, Edvaldo Risso, disse que o assunto está sendo estudado e sugeriu que os envolvidos cheguem a um acordo que não interfira na qualidade da energia que chega ao consumidor da região Norte. (RISSO) “O problema é complexo, precisa de uma solução rápida, mas não é transferindo toda a conta para o consumidor no entendimento do Ministério. Uma opinião nossa: Agência, Petrobras e Eletrobras têm que convergir para concessões para poder chegar num ponto de equilíbrio”. (Iara): O assunto foi discutido em audiência pública na CI com representantes da Aneel, Eletrobras, Petrobras e da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia, a Abrace. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00