CDH debate impacto das reformas da Previdência e trabalhista — Rádio Senado
Audiência pública

CDH debate impacto das reformas da Previdência e trabalhista

O impacto das reformas da Previdência (PEC 287/2016) e trabalhista (PLC 38/2017) foi tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).

O vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT – RS) anunciou que vai apresentar um requerimento para que antes da votação do projeto da reforma trabalhista, os parlamentares façam diligências nas comunidades rurais, quilombolas e nas linhas de produção industriais para conhecer as condições em que os trabalhadores de menor remuneração atuam.

Durante a audiência foi lançado um livro que faz uma análise das reformas.

29/05/2017, 14h29 - ATUALIZADO EM 29/05/2017, 14h41
Duração de áudio: 02:14
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência interativa para debater as reformas previdenciária e trabalhista.

À mesa:
representante do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST),
Artur Bueno de Camargo;
secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Lourival Figueiredo Melo;
procurador Regional do Trabalho e Coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Paulo Joarês Vieira;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
representante da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Moacyr Meirelles;
coordenador adjunto do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese), Clóvis Scherer;
diretor de Assuntos Legislativos da CNTS), Mario Jorge dos Santos Filho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O IMPACTO DAS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. LOC: DURANTE A AUDIÊNCIA FOI LANÇADO UM LIVRO QUE FAZ UMA ANÁLISE DAS REFORMAS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul anunciou durante audiência pública na CDH que vai apresentar um requerimento para que antes da votação do projeto da reforma trabalhista, os parlamentares façam diligências nas comunidades rurais, quilombolas e nas linhas de produção industriais para conhecer as condições em que os trabalhadores de menor remuneração atuam. No pedido, o senador, que passou um dia em uma pequena propriedade rural no Rio Grande do Sul, afirmou que, depois da experiência, os senadores vão compreender por que não é possível aumentar a idade de aposentadoria no país.. (Paulo Paim) “Fazer duas diligencias antes da votação das duas reformas, uma no campo e uma na cidade. Porque, eu tenho pra mim, que se eles forme ver in loco, eles não aprovam essas duas reformas.... (Repórter) A pesquisadora do Instituto de Economia da Unicamp Marilane Oliveira Teixeira, afirmou que as alterações de contrato propostas na reforma trabalhista vão gerar mais rotatividade no mercado de trabalho e impedir que os trabalhadores consigam o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria integral. Com isso, a maioria da população vai contribuir para a previdência por até 20 anos mas não receberá o benefício proporcional. (Marilane Oliveira Teixeira) “se a reforma trabalhista for aprovada, não precisa da reforma da previdência, porque a s pessoas nunca vão alcançar a possibilidade de 25 anos de contribuição e muito menos de 40 anos de contribuição” (Repórter) Todos os expositores reforçaram que as reformas vão prejudicar principalmente os jovens e as mulheres, que são mais vulneráveis nas relações de trabalho. A audiência pública teve a participação de 22 expositores de associações, pesquisadores e sindicalistas. Durante a audiência também aconteceu o lançamento do livro “Um dragão debaixo da cama”, de autoria do senador Paulo Paim e mais 50 lideranças sociais, que apresentam dados e análises sobre a previdência social no brasil.

Ao vivo
00:0000:00