Juros que bancos e cartões de crédito cobram poderão ser limitados — Rádio Senado
Economia

Juros que bancos e cartões de crédito cobram poderão ser limitados

Os juros que bancos e cartões de crédito cobram do consumidor final poderão ser limitados. Senadores apresentaram propostas (PLS 412/2016PLS 407/2016) impondo um teto para este tipo de cobrança. Para os senadores as instituições financeiras praticam taxas abusivas.

Segundo o senador Reguffe (Sem partido – DF), relatório do Banco Central comprova que bancos brasileiros chegam a cobrar no cheque especial 513% de juros ao ano. Em países de economia avançada os juros anuais muitas vezes não chegam a 10 %. Para o senador Ivo Cassol (PP – RO), entre os mais prejudicados pela cobrança está a classe média.

11/11/2016, 10h41 - ATUALIZADO EM 11/11/2016, 10h57
Duração de áudio: 02:06
Cartões de crédito
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Transcrição
LOC: OS JUROS QUE BANCOS E CARTÕES DE CRÉDITO COBRAM DO CONSUMIDOR FINAL PODERÃO SER LIMITADOS. LOC: MAIS DE UM SENADOR APRESENTOU PROPOSTA IMPONDO UM TETO PARA ESTE TIPO DE COBRANÇA. ELES ACUSAM AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE PRATICAREM TAXAS ABUSIVAS. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: O senador Reguffe, do Distrito Federal, anunciou em plenário que já deu entrada no projeto para limitar os juros ao consumidor. Considerando abusivas as cobranças de bancos e cartões de crédito no Brasil, ele afirmou que existem limites em países como Alemanha, França e Portugal. Trinta e nove estados norte-americanos, segundo ele, também possuem legislação própria limitando as taxas de juros cobradas ao consumidor final. Reguffe mostrou um relatório do Banco Central de bancos brasileiros que chegam a cobrar no cheque especial 513% de juros ao ano. Em países de economia avançada os juros anuais muitas vezes não chegam a 10 por cento. O mesmo relatório aponta que os juros de algumas operadoras de cartão de crédito chegam a 1360 por cento ao ano. (Regufe) Isso é absolutamente inaceitável! E eu não posso, como um legislador, um representante da população, aceitar que isso fique assim, com o Poder Público de braços cruzados.. (REP) O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, também apresentou um projeto de lei limitando os juros cobrados no cartão de crédito. Segundo ele, entre os mais prejudicados pela cobrança está a classe média. (Ivo Cassol) Todo mundo tem conhecimento do enriquecimento que os bancos, as instituições bancárias têm em cima da classe média brasileira. Eu quero aqui fazer uma pergunta para os grandes empresários, grandes comerciantes, esses grandes empreendedores que têm dinheiro em conta bancária, se por acaso vocês usam o cartão de crédito com limite estourado. Com certeza, ninguém de vocês usa.. (REP) Os projetos apresentados pelos senadores Reguffe e Ivo Cassol alteram uma lei de 1964 que definiu a política monetária brasileira e organizou o sistema financeiro nacional. Da Rádio Senado, Floriano Filho. PLS 412/2016 (Reguffe) e PLS 407/2016 (Cassol)

Ao vivo
00:0000:00