Investimento na aviação regional é debatido no Senado — Rádio Senado
Aviação

Investimento na aviação regional é debatido no Senado

Investimento na aviação regional é fundamental para encurtar as distâncias no país, estimular o turismo e gerar emprego e renda. O tema foi discutido nesta sexta-feira (11) em audiência promovida pelos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR), que foram a Cuiabá discutir o Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional. Segundo o senador Wellington Fagundes (PR – MT), autor do requerimento para a audiência, o governo federal reduziu os investimentos na aviação regional em mais de R$ 7 bilhões para um bilhão, até 2020. Além da falta de recursos, ainda segundo o senador Fagundes, a burocracia também impede a instalação de aeroportos no interior do país.

11/11/2016, 13h52 - ATUALIZADO EM 11/11/2016, 14h04
Duração de áudio: 02:09
Agência Brasil

Transcrição
LOC: INVESTIMENTO NA AVIAÇÃO REGIONAL É FUNDAMENTAL PARA ENCURTAR AS DISTÂNCIAS NO PAÍS, ESTIMULAR O TURISMO E GERAR EMPREGO E RENDA. LOC: O TEMA FOI DISCUTIDO NESTA SEXTA-FEIRA EM AUDIÊNCIA PROMOVIDA PELOS INTEGRANTES DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, QUE FORAM A CUIABÁ DISCUTIR O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO REGIONAL. MAIS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: TÉC: A audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo lotou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Prefeitos, secretários estaduais e municipais de Turismo e de Transportes, e representantes do governo federal discutiram medidas para estimular a criação de aeroportos em cidades do interior para incentivar o turismo e com isso, a geração de empregos. O senador Wellington Fagundes, do PR do Mato Grosso, que pediu o debate, informou que o governo federal reduziu os investimentos na aviação regional de mais de sete bilhões para um bilhão, até 2020. Além da falta de recursos, o senador Fagundes observou que a burocracia também impede a instalação de aeroportos no interior do país. Como exemplo, o senador observou que a legislação exige para a aviação regional os mesmos critérios exigidos para a aviação internacional. (FAGUNDES) “Como meta estipulada é de que 96% da população brasileira esteja a, pelo menos, a 100 quilômetros de um aeroporto de qualidade, que receba voos regulares a preço competitivo. Mais de 40 milhões de brasileiros vivem a centenas de quilômetros de um aeroporto. Por isso que precisamos mudar essa realidade”. (Iara): Também na avaliação do senador Cidinho Santos, do PR do Mato Grosso, aeroportos regionais são essenciais para interligar o interior do país a grandes cidades. (CIDINHO) “A necessidade de termos aeroportos regionais asfaltados, balizados, é uma necessidade primeira. Quantas pessoas morrem porque não tem condição de descer ali um avião, não tem condição de ter atendimento? E não só isso, mas a condição de negócios, de turismo. Então, eu acho que a questão de aeroporto regional é uma necessidade primeira e nós temos que priorizar”. A audiência pública faz parte do roteiro de trabalho de avaliação do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, tema que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo elegeu para examinar em 2016. O relatório com os problemas, os gargalos e as sugestões será apresentado até o final de 2016. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

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