CE aprova implantação de programas de avaliação seriada em todas as universidades públicas — Rádio Senado
Educação

CE aprova implantação de programas de avaliação seriada em todas as universidades públicas

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou (PLS nº 2011/2012) uma proposta que prevê a implantação de programas de avaliação seriada em todas as universidades públicas do país. Com isso, as provas para entrada no ensino superior poderão ser feitas por etapas, ao fim de cada ano do ensino médio. Segundo o relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PPS – DF), o Programa de Avaliação Seriada da UnB, implantado quando era governador do Distrito Federal, completa 20 anos em 2016 e é considerado um sucesso.

15/03/2016, 13h45 - ATUALIZADO EM 15/03/2016, 13h55
Duração de áudio: 01:37
Edílson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU UMA PROPOSTA QUE PREVÊ A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO SERIADA EM TODAS AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PAÍS. LOC: COM ISSO, AS PROVAS PARA ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR PODERÃO SER FEITAS POR ETAPAS, AO FIM DE CADA ANO DO ENSINO MÉDIO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. (Repórter) Os programas de avaliação seriada, com provas a cada final de ano do ensino médio, são utilizados em apenas algumas instituições, como a Universidade de Brasília e a de Santa Maria. A ideia de estender esse modelo para todas as universidades públicas brasileiras teve origem na sugestão da Jovem Senadora Jéssica Renata Gomes Perez, de Mato Grosso do Sul, aprovada no programa Senado Jovem Brasileiro de 2011. O relator, senador Cristovam Buarque, do PPS, lembrou que o Programa de Avaliação Seriada da UnB, implantado quando era governador do Distrito Federal, completa 20 anos em 2016 e é considerado um sucesso. Ele destacou as principais vantagens da avaliação sobre o vestibular. (Cristovam Buarque) É que a seleção dos alunos da universidade não seja feita por vestibular, mas por três provas que são realizadas ao longo do ensino médio. O aluno faz uma prova no final do primeiro ano, uma prova no final do segundo, uma prova no final do terceiro, a média é que permite entrar. Isso tem primeiro uma vantagem imensa na qualidade da educação de base, porque os alunos estudam o ano inteiro. Atualmente o que que eles fazem? Eles não dão muita importância, e no fazem um cursinho para vestibular, ou para o Enem. (Repórter) Cristovam destacou que o Senado já chegou a aprovar uma iniciativa semelhante dele, em 2008, mas que ela não avançou na Câmara dos Deputados. A proposta não torna toda a avaliação seriada, deixa a cargo de cada instituição definir a porcentagem dos alunos que vão entrar por vestibular comum ou pelo PAS. Cristovam explica que é preciso deixar essa abertura para os candidatos que já concluíram ensino médio. O projeto vai ser analisado agora pelo plenário. PLS 211/2012

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