Medeiros defende uso de ferrovias como principal meio de transporte de passageiros e cargas no Oeste — Rádio Senado

Medeiros defende uso de ferrovias como principal meio de transporte de passageiros e cargas no Oeste

12/02/2016, 16h28 - ATUALIZADO EM 12/02/2016, 16h28
Duração de áudio: 01:48
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: O USO DAS FERROVIAS COMO PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS NO OESTE BRASILEIRO FOI DEFENDIDO PELO SENADOR JOSÉ MEDEIROS, DO PPS DE MATO GROSSO. LOC: PARA ISSO, É PRECISO ACABAR COM O MONOPÓLIO CRIADO PELAS CONCESSÕES, QUE INVIABILIZA A CONCORRÊNCIA DOS FRETES. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC (Repórter) O senador José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, defendeu a continuidade dos projetos de ferrovias que estão parados. Medeiros lembrou que o modelo adotado nas concessões na década de 1990 criou monopólios que praticam preços tão caros quanto os do transporte rodoviário. (MEDEIROS): Na verdade é o sonho dos matogrossenses que isso aconteça, agora que isso aconteça dentro de um novo modelo de concessão. Por que a Ferronorte, que tão sonhada pelo saudoso senador Vicente Vuolo, pelo Olacyr de Moraes, a Ferronorte por exemplo, chegou os trilhos na cidade de Rondonópolis. Lá tem o maior terminal ferroviário de carga da América Latina. Acontece que aquele modelo de concessão ele acaba não sendo muito vantajoso: o frete é praticamente o mesmo do caminhão e fica um monopólio de uma só. (Repórter): José Medeiros destaca que já existe uma base inicial que poderia ser rapidamente expandida para transportar cargas e passageiros. O ideal seria a implantação de uma rede de ferrovias no oeste brasileiro que se ligasse aos oceanos Atlântico e Pacífico. (MEDEIROS): Independente desta discussão, já existem alguns projetos que os matogrossenses, os rondonienses enfim, o pessoal do Pará, esperam avidamente por isso. Ferrovia FICO, por exemplo, a ferrovia que liga Sinope a Meritituba. Ou mesmo ligar a Ferronorte a Cuiabá e dali pode sair pra Bolívia... toda essa possibilidade. Ou mesmo ligar a Ferronorte a Mato Grosso do Sul, que aí também sairia pra Bolívia e daí para o Pacífico. (Repórter): A Ferronorte foi um projeto que ligaria Rondônia, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Atualmente sua malha ferroviária pertence à ALL e seu principal serviço é o transporte de soja. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

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