CI realiza audiência no RJ para debater situação do setor elétrico
Transcrição
LOC: EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO, ESPECIALISTAS RECONHECEM AVANÇOS NO SETOR ELÉTRICO, MAS AFIRMAM QUE MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS PARA EVITAR PREJUÍZOS.
LOC: A COMISSÃO DEBATEU O ASSUNTO NESTA QUINTA-FEIRA NO RIO DE JANEIRO. INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:
(Repórter) A política pública do setor elétrico brasileiro foi avaliada por técnicos do governo federal, pesquisadores da Universidade do Rio de Janeiro e da Fundação Getúlio Vargas e por representantes da iniciativa privada. O senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, que é relator do Plano Nacional de Recursos Hídricos na comissão de Infraestrutura, conduziu a reunião. Os participantes da audiência reconheceram os avanços conquistados pelo setor, como a ampliação da capacidade instalada e do investimento na área de transmissão e a interligação do sistema elétrico brasileiro. Mas as dificuldades que ainda existem também foram abordadas.
(Fernando Bezerra Coelho) “Também se discutiu os problemas e os desafios que o setor enfrenta, como é a questão, hoje, de prejuízos bilionários, da ordem de setenta bilhões, em função do seguro energético. Ou seja, neste momento, em que o país atravessa um período hidrológico desfavorável, teve-se que acionar as usinas térmicas e isso implicou perdas financeiras muito elevadas para o setor de geração e distribuição”.
(Repórter) Fernando Bezerra defendeu o aperfeiçoamento da legislação para que as tarifas de energia possam baixar.
(Fernando Bezerra Coelho) “Vai ter que se aprimorar o marco legal, se buscar iniciativas para que o Brasil possa ter tarifas de energia a preços mais módicos, no sentido de permitir a competitividade da industria nacional, porque com a energia cara os produtos brasileiros terminam perdendo mercados em nível internacional”.
(Repórter) O debate será aprofundado em audiência pública com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a ser realizada em outubro.