Comissões debatem alteração do símbolo que identifica transgênicos em alimentos
Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PROMOVIDA PELAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DISCUTE A SUBSTITUIÇÃO DO SÍMBOLO QUE IDENTIFICA ORIGEM TRANSGÊNICA EM PRODUTOS PELA EXPRESSÃO “CONTÉM TRANSGÊNICO” OU SIMILAR.
LOC: O PRESIDENTE DA CCT, SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRO FEDERAL, RESSALTOU QUE O CONSUMIDOR TEM DIREITO À INFOMAÇÕES SOBRE O QUE CONSOME. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:
(Repórter) Na primeira das duas audiências públicas sobre o tema, o autor da proposta, deputado Luis Carlos Heinze, ressaltou que a intenção não é omitir a presença ou não de organismos geneticamente modificados nos produtos. Mas a de não causar temor nas pessoas de que o produto seja perigoso. Ele disse que o triângulo amarelo com o T no centro não traz nenhuma informação e muitos consumidores nem conhecem o significado do símbolo.
(Luis Carlos Heinze)
(Repórter) A proposta já foi aprovada pelos deputados, e se for alterada pelos senadores, volta à Câmara. Nesta quarta-feira, também às nove da manha, serão recebidos representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério Público Federal para debater o assunto.