Senado aprova urgência para quatro projetos da reforma política — Rádio Senado

Senado aprova urgência para quatro projetos da reforma política

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU O PEDIDO DE URGÊNCIA PARA VOTAR QUATRO PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA.  

LOC: TRÊS DELES FORAM APROVADOS NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE 29 SENADORES QUE ANALISA MUDANÇAS NO SISTEMA POLÍTICO-ELEITORAL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Uma das propostas aprovadas determina que haja nova eleição nos casos de cassação do diploma, perda do mandato ou indeferimento do registro de candidato eleito para cargo majoritário, como governador e prefeito. Para o relator da reforma política, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, essa medida valoriza a vontade do eleitor: 

(Romero Jucá) Se alguém eleito for cassado, efetivamente, nessa nova regra haverá uma nova eleição e, portanto, a população vai decidir. O tribunal também terá mais cuidado porque hoje se cassa por qualquer coisa. 

(Repórter) Outra proposta aprovada é a que restringe o acesso dos partidos ao fundo partidário. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, em 2015, estão reservados 811 milhões de reais para o fundo. Para ter acesso a esses recursos, o partido deverá ter diretórios permanentes em pelo menos 10 por cento dos municípios brasileiros e em metade dos estados. O presidente da comissão da reforma política, senador Jorge Viana, do PT do Acre, disse que a ideia é acabar com as legendas que só existem no papel: 

(Jorge Viana) Dificulta a vida dos chamados partidos cartoriais. O partido que está registrado ele tem que ter uma clausula de desempenho. Ele tem que ter diretório permanente em pelo menos dez por cento dos municípios brasileiros. Tem que estar presente em um número determinado de estados. E sair dessa situação de comissões provisórias que estão eternizadas. 

(Repórter) Os partidos terão também que eleger pelo menos um deputado federal ou senador para ter acesso ao tempo de rádio e televisão em período não eleitoral. A proposta aprovada estabelece uma gradação do tempo de acordo com o tamanho da bancada na Câmara. De um a quatro deputados, 2 minutos de rádio e TV por semestre. De cinco a dez deputados, 5 minutos. E acima de dez deputados, 10 minutos. As propostas seguem para o exame do plenário do Senado em regime de urgência. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.  

LOC: O PLENÁRIO TAMBÉM APROVOU O PEDIDO DE URGÊNCIA PARA O PROJETO QUE RESTRINGE AS COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS NAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS FEDERAIS, ESTADUAIS, DISTRITAIS E VEREADORES. 

LOC: AS PROPOSTAS DA REFORMA POLÍTICA DEVEM SER VOTADAS NO ESFORÇO CONCENTRADO DA PRÓXIMA SEMANA. 

PLS 440/2015 PLS 441/2015 PLS 442/2015 PLS 430/2015
07/07/2015, 05h59 - ATUALIZADO EM 07/07/2015, 05h59
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00