Comissão que vai à Venezuela deve viajar em avião de carreira — Rádio Senado

Comissão que vai à Venezuela deve viajar em avião de carreira

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO EXTERNA QUE VAI À VENEZUELA VISITAR PRESOS POLÍTICOS DEVEM VIAJAR EM AVIÃO DE CARREIRA. 

LOC: A SOLICITAÇÃO AO GOVERNO VENEZUELANO PARA QUE AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA COM A COMITIVA POUSASSE EM CARACAS AINDA NÃO FOI RESPONDIDA. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou a comissão externa para ir à Venezuela nesta quinta-feira para conhecer a situação de presos políticos naquele país. Para dar caráter oficial à missão, a comitiva propôs que a viagem fosse feita em avião da Força Aérea Brasileira. No entanto, o pedido de autorização do ministro da Defesa, Jacques Wagner, para que o avião militar brasileiro pouse em Caracas ainda não foi respondido pela Venezuela. Com a demora da resposta, os senadores decidiram ir em avião de carreira, como explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas: 

(Renan Calheiros) “A resposta com relação ao avião da FAB ela não chegou. Conversei com o ministro várias vezes e ele não tem uma posição definitiva da Venezuela. Não houve uma negativa formal. É evidente que a falta de uma resposta não deixa de ser entendido como uma negativa. E acho que isso, a essa altura, é desnecessário, porque a decisão da comissão é viajar em avião de carreira”. 

(Repórter) Mas, para o líder dos Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, a falta de resposta da Venezuela é uma negativa. Ele afirmou que o governo brasileiro deve se posicionar de forma mais firme e exigir daquele país cumprimento dos acordos democráticos e de direitos humanos assinados. 

(Ronaldo Caiado) “Eu enxergo como sendo um gesto extremamente grosseiro do governo venezuelano com o Senado Federal. Sempre acolhemos todas as autoridades venezuelanas. Jamais o Brasil bloqueou seu espaço aéreo e impediu que um avião venezuelano pousasse no Brasil. Se o governo não tomar uma posição dura em relação a esse comportamento da Venezuela eu utilizarei de todas as prerrogativas regimentais para obstruir a sessão e impedir as sabatinas”. 

(Repórter) Ronaldo Caiado também disse que vai apresentar projeto de decreto legislativo pedindo o rompimento de todos os acordos que o Brasil fez com a Venezuela.
16/06/2015, 08h57 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 08h57
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00