Senado instala subcomissão permanente de acompanhamento da mineração — Rádio Senado

Senado instala subcomissão permanente de acompanhamento da mineração

LOC: SENADO INSTALA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DA MINERAÇÃO. 

LOC: O OBJETIVO É ANTECIPAR O DEBATE SOBRE O MARCO REGULATÓRIO PARA O SETOR, QUE ESTÁ EM ANÁLISE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E VEM PARA O SENADO. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. 

T: (Repórter) Para debater temas relacionados à mineração e o novo Código para o setor, que está em análise na Câmara dos Deputados, o Senado instalou uma subcomissão permanente. O presidente do colegiado, senador Wilder Morais, do Democratas de Goiás, afirmou que esta é uma área com forte contribuição para o PIB e que precisa de atenção. 

(Wilder Morais) Hoje, empresários, mineradores, estão todos inseguros, e isso tem que ser evitado, porque não sabem como vai se firmar o Marco Regulatório de Mineração. É um setor muito importante, em relação ao PIB, ele tem uma contribuição grande, e o Brasil precisa investir muito. 

(Repórter) A proposta para o Marco Regulatório da Mineração foi apresentada pelo Executivo e ainda terá que passar pelo Senado. Segundo o vice-presidente da subcomissão, Sérgio Petecão, do PSD do Acre, a ideia é criar um fórum de discussão sobre o assunto. 

(Sonora Petecão) Chamar o pessoal do governo, chamar os empresários para que nós possamos tomar pé do assunto, dos temas que estão sendo discutidos não só em nosso país, mas no mundo, para que quando esse projeto chegar aqui, no Senado, nós possamos estar preparados e dominando o assunto. 

(Repórter) O novo marco regulatório da mineração tem como meta facilitar os investimentos voltados à exploração de recursos minerais no país. Além de prometer modernizar as regras para o setor, anuncia mudanças na cobrança da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais. Wilder Morais antecipou que a subcomissão deve ir aos estados para debater o assunto, e listou como prioritários Pará, Minas Gerais e Goiás. Da Rádio Senado.
11/06/2015, 08h17 - ATUALIZADO EM 11/06/2015, 08h17
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00