Contratos de energia subsidiada devem ser renovados — Rádio Senado

Contratos de energia subsidiada devem ser renovados

LOC: O GOVERNO APRESENTA NOS PRÓXIMOS DIAS PROPOSTA DE RENOVAÇÃO DOS CONTRATOS DE ENERGIA SUBSIDIADA. 

LOC: OS SENADORES COBRAM UMA SOLUÇÃO, JÁ QUE A INDÚSTRIA DO NORDESTE AMEAÇA ENCERRAR AS ATIVIDADES NA REGIÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Para um grupo de senadores, os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciaram para os próximos dias a apresentação de uma proposta para os chamados eletrointensivos, empresas que consomem muita energia elétrica. Os contratos de luz subsidiados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco, a Chesf, com indústrias instaladas no Nordeste e no Norte de Minas Gerais terminam no dia 30. Os empresários ameaçam encerrar os negócios se não puderam comprar energia por até um terço do valor de mercado. Segundo o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, que participou da reunião com os ministros, o subsídio deverá ser mantido, embora não haja definição do percentual e a duração. 

(José Pimentel) O que está sendo feito é exatamente pactuando o prazo, o montante a ser investido e o subsídio a ser dado pela sociedade para essas empresas eletrointensivas de energia. 

(Repórter) O governo já se reuniu com empresários para discutir a exigência de investimentos na produção de energia renovável. O senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, considera viável essa contrapartida exigida pelo Palácio do Planalto. 

(Benedito de Lira) Teremos que ter caminho para criarmos energia alternativa. A eólica, a energia solar fazem parte de um programa para melhorar a qualidade da energia do País. E lógico que o governo vai buscar a ajuda da iniciativa privada 

(Repórter) O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, ressaltou que o governo reconhece a necessidade da prorrogação desses contratos. 

(Romero Jucá) O Ministério de Minas e Energia já fez uma proposição. É muito importante manter os incentivos para as indústrias eletrointensivas no Nordeste porque representam o emprego e uma atividade econômica importante. 

(Repórter) A renovação dos contratos deverá sair por medida provisória até o dia 29.
09/06/2015, 08h42 - ATUALIZADO EM 09/06/2015, 08h42
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00