Queda no PIB deste ano é confirmada pelo Ministro do Planejamento — Rádio Senado

Queda no PIB deste ano é confirmada pelo Ministro do Planejamento

LOC: QUEDA NO PIB DESTE ANO É CONFIRMADA PELO MINISTRO DO PLANEJAMENTO, NELSON BARBOSA, EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO. 

LOC: JÁ O SALÁRIO MÍNIMO DO ANO QUE VEM DEVE SUBIR 67 REAIS, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC (Repórter) O cenário macroeconômico foi revisto pelo governo e apresentado pelo ministro do planejamento, Nelson Barbosa, à Comissão Mista de Orçamento. O Governo admite uma retração de 1,2% do Produto Interno Bruto de 2015. Em 2016, o PIB volta a crescer mas não chegará aos 1,3% como previsto em abril no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O ministro também divulgou o salário mínimo para 2016, que será de 855 reais, um aumento de 67 reais em relação ao atual valor. Barbosa confirmou que os parlamentares poderão empenhar pouco mais de oito milhões de reais em emendas individuais impositivas neste ano. Na composição do Orçamento, cada parlamentar pôde apresentar mais de dezesseis milhões em emendas. A redução é resultado do contingenciamento de despesas anunciado pelo Governo. O senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, lamentou a redução e afirmou que é preciso cuidado para não excluir emendas essenciais para a população.  

(Hélio José) Ele traz um quadro que para nós preocupa quando há um contingenciamento grande das emendas individuais para esse ano. Até coloquei a necessidade de pensar em algumas emendas que são prioritárias, que não teria jeito de cortar, fazer uma forma que aquilo que for de grande impacto social de atendimento a todos, não tivesse esse corte.

(Repórter) Segundo Barbosa, o contingenciamento de 69 bilhões de reais anunciado pelo governo não foi feito de forma igual em todas as áreas, com o objetivo de preservar programas sociais. A presidente da CMO, senadora Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, criticou que grande parte dos cortes tenha incidido sobre ministérios importantes. 

(Rose) Mais da metade dos cortes afetou os ministérios das cidades, saúde, educação, transporte, com um bloqueio de 63% do total do contingenciamento.

(Repórter) Nelson Barbosa também negou a criação de um novo imposto para incrementar a arrecadação tributária. Da Rádio Senado.
27/05/2015, 07h37 - ATUALIZADO EM 27/05/2015, 07h37
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00