CE debate restrição da venda de anabolizantes — Rádio Senado

CE debate restrição da venda de anabolizantes

LOC: A RESTRIÇÃO À VENDA DE ESTERÓIDES OU ANABOLIZANTES, E A PROMOÇÃO DE CAMPANHAS SOBRE OS PERIGOS DO USO ABUSIVO DESSES PRODUTOS, FORAM TEMA DE DEBATE NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE.  

LOC: O SENADOR DAVI ALCOLUMBRE, AUTOR DO PROJETO QUE PREVÊ RESTRIÇÕES AO USO DESSAS SUBSTÂNCIAS, DESTACA QUE A BUSCA PELO CORPO PERFEITO E ALTA PERFORMANCE ATLÉTICA LEVAM PESSOAS AO CONSUMO INDISCRIMINADO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) Os chamados esteróides anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona, usados em tratamentos de anemia, perda muscular acentuada ou atrofia muscular. São contra indicados para pacientes suspeitos de câncer de próstata ou de mama e insuficiência hepática. Autor do projeto para restringir a venda desses produtos, o senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, destaca que o uso de anabolizantes se difundiu com a ideia de melhorar o desempenho de atletas e do culto ao corpo perfeito. O relator da proposta, Telmário Mota, do PDT de Roraima, sugere mais campanhas informativas, não só na internet, mas também no rádio e televisão 

(Telmário Mota) Fazer o que hoje é feito por exemplo, no tabagismo, os anúncios em cada venda, cada localidade,mostrando o risco que aquilo oferece à saúde das pessoas.

(Repórter) A superintendente de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Meiruze Freitas, reconheceu a necessidade de ampliar a informação sobre os esteroides anabolizantes. E ressaltou que eles são contra indicados para aumentar a massa muscular e o fisioculturismo, devido às graves reações adversas: 

(Meiruze Freitas) Relacionado ao uso abusivo são efeitos de hepatoxidade, a virilização da mulher, amenorreia, alterações na voz, no desenvolvimento da anemia, leucemia, alterações na fertilidade tanto para o homem quanto para a mulher, distúrbios psiquiátricos, distúrbios de pele e subcutâneos. 

(Repórter) Meiruze também advertiu contra produtos falsificados e lembrou que nenhum medicamento pode ser comercializado no Brasil sem o registro da Anvisa, após passar por critérios de qualidade, eficácia e segurança. Ela ressaltou que os esteroides anabolizantes só podem ser vendidos nas farmácias e com prescrição médica.

PLS 120/2015
20/05/2015, 01h51 - ATUALIZADO EM 20/05/2015, 01h51
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00