Congresso vai ouvir Alexandre Tombini na próxima semana — Rádio Senado

Congresso vai ouvir Alexandre Tombini na próxima semana

LOC: O CONGRESSO VAI OUVIR NA PRÓXIMA SEMANA O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, ALEXANDRE TOMBINI. 

LOC: TAMBÉM FOI AGENDADA UMA AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DO PLANEJAMENTO, NELSON BARBOSA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, vai apresentar, na próxima terça-feira, a avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial do segundo semestre de 2014. A apresentação será feita em audiência conjunta da Comissão Mista de Orçamento e comissões temáticas do Congresso Nacional. Na quarta-feira, a CMO irá ouvir o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para tratar do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016. A presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, afirmou que a vinda do ministro será crucial para esclarecer, ainda, detalhes do decreto de contingenciamento, que está sendo preparado pela equipe econômica do Governo. A expectativa é que ele seja publicado ainda nesta semana. 

(Rose de Freitas) “É uma questão muito mais profunda porque nós vamos estar pós-ajuste, pós-cortes, contingenciamento, qualquer nome que tenha. Nós vamos estar pós-isso e vamos conhecer com profundidade quais são as medidas que o governo adotou em relação ao orçamento.” 

(Repórter) Além dos cortes que devem ser anunciados para 2015, o senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, ressaltou que a comissão deve se debruçar sobre o Orçamento de 2016. 

(Benedito de Lira) “Acho que é muito importante a presença dos dois pra fazer um diálogo com a comissão que vai ter a responsabilidade de conduzir o orçamento para 2016. É evidente que vem um orçamento mais realista do que outros orçamentos que já vieram superestimados. Isto foi o que criou essa situação de sufoco da economia. É você pensar que tem 10 e que na verdade você só tem 5.” 

(Repórter) Vão participar da audiência conjunta as comissões de assuntos econômicos e de meio ambiente, defesa do consumidor e fiscalização e controle do Senado, e as comissões de finanças e tributação, de desenvolvimento econômico, e fiscalização e controle da Câmara dos Deputados.
19/05/2015, 07h08 - ATUALIZADO EM 19/05/2015, 07h08
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00