Plenário deve votar nesta semana a MP 665 — Rádio Senado

Plenário deve votar nesta semana a MP 665

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR NESTA SEMANA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE MUDA AS REGRAS PARA A CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS TRABALHISTAS. 

LOC: A OPOSIÇÃO TENTARÁ DERRUBAR O PROJETO. MAS ALIADOS ESTÃO ARTICULADOS PARA APROVÁ-LO EM NOME DO CHAMADO AJUSTE FISCAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Aprovada pela Câmara dos Deputados, a medida provisória (MP 665/2014), que trata de novas regras para a concessão de direitos trabalhistas, deve ser votada pelo Plenário do Senado nesta semana. O relator, senador Paulo Rocha do PT do Pará, modificou o projeto original do governo. Ele reduziu de 18 para 12 meses o prazo trabalhado para a liberação do seguro-desemprego. Pelo relatório, o abono salarial será pago proporcionalmente após 3 meses de carteira assinada. Hoje, basta um mês para o recebimento do benefício no valor de um salário mínimo. O senador permite o pagamento do seguro-defeso para pescadores artesanais que comprovarem um ano na profissão, que poderão receber outros benefícios sociais, a exemplo do Bolsa-Família. Mas diante do placar apertado na Câmara dos Deputados, a oposição acredita na rejeição da medida provisória. O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, argumentou que o próprio PT não apoia integralmente a medida provisória, apesar dos apelos do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. 

(Caiado) Se o sentimento do partido, que é o responsável por governar o País, que é o PT, ele está contrário a essas medidas, então, ele tem que se entender com o partido que ele representa hoje como ministro. No Congresso Nacional, não vejo essa saída como sendo uma alternativa. 

REP: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, defendeu a importância da aprovação da medida provisória para o chamado ajuste fiscal. 

(H.Costa) As modificações que foram feitas foram feitas para melhor e para garantir mais ainda os direitos dos trabalhadores. Não vejo porque o Congresso não vote. E aqui no Senado, acho que terá uma tramitação tranquila.  

REP: Se aprovada pelo Plenário do Senado, a medida provisória seguirá para a sanção presidencial.
11/05/2015, 05h39 - ATUALIZADO EM 11/05/2015, 05h39
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00