Ministro da Aviação Civil apresenta planos do governo para o setor — Rádio Senado

Ministro da Aviação Civil apresenta planos do governo para o setor

LOC: AS COMISSÕES DE INFRAESTRUTURA E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO OUVIRAM NESTA QUARTA-FEIRA O MINISTRO DA AVIAÇÃO CIVIL, ELISEU PADILHA. 

LOC: ELE FALOU SOBRE OS PLANOS DO GOVERNO PARA O SETOR E RESPONDEU A PERGUNTAS DE SENADORES SOBRE CONCESSÕES DE AEROPORTOS E AVIAÇÃO REGIONAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O ministro da Aviação Civil destacou o crescimento de 170% do setor nos últimos dez anos. Eliseu Padilha disse que foram 117 milhões de passageiros no ano passado, e que o nível de satisfação com os serviços aéreos vem crescendo. Padilha citou o aeroporto de Brasília, que foi entregue à iniciativa privada, como exemplo dessa nova realidade. Em relação à aviação regional, anunciou que é prioridade do governo, e há inclusive um plano de subsidiar os voos com origem ou destino nos aeroportos considerados estratégicos para esse segmento. 

(ELISEU): Significa dizer que em príncipio a companhia não vai operar porque não tem passageiro. Nós subvencionando 50% teremos a garantia por contrato de que a companhia vai operar. na amazônia legal não tem esse limite legal, esse 50% fica limitado a 60 assentos se a aeronave passar de 120 lugares. mas na amazônia legal não tem limite, lá subvenciona até 100% se for o caso. 

(REP): Mas senadores como Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, reclamaram que os planos do governo só existem em apresentações. 

(FERRAÇO): Desde janeiro de 2015 o Congresso Brasileiro já autorizou o governo Federal a subvencionar voos regionais. É parte do programa pra subvencionar regiões do nosso país que necessitam efetivamente desses subsídios. Já estamos em maio e não temos qualquer perspectiva da utilização e operação desses subsídios. 

(REP): Ferraço também lamentou que o ajuste fiscal esteja contingenciando investimentos de projetos estruturantes para o País. O ministro afirmou que o programa de ampliação e melhorias dos aeroportos regionais está em fase de conclusão de estudos e projetos.
06/05/2015, 11h50 - ATUALIZADO EM 06/05/2015, 11h50
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00