Congresso faz homenagem aos 150 anos do Marechal Rondon — Rádio Senado

Congresso faz homenagem aos 150 anos do Marechal Rondon

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PRESTOU NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA UMA HOMENAGEM AOS 150 ANOS DE NASCIMENTO DO MARECHAL RONDON. 

LOC: MILITAR E SERTANISTA BRASILEIRO, RONDON DESBRAVOU AS REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 5 de maio de 1865, em Mato Grosso. Aos 16 anos, ele ingressou na escola militar do Rio de Janeiro, onde estudou Matemática e Ciências Físicas e Naturais. Foi promovido a tenente e transferido para o setor do Exército responsável por implantar as linhas telegráficas pelo interior do país. Por quase duas décadas, Rondon viajou pelo Brasil implantando telégrafos e coordenando a abertura de estradas, mapeando áreas até então desconhecidas. Autor do pedido de homenagem, o senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, considera o Marechal Rondon um herói nacional:

(WELLINGTON FAGUNDES): Servidor público dedicado, militar patriota e diligente, um aventureiro destemido, Marechal Rondon foi um conhecedor formidável do interior de nosso país. Foi um homem de letras e ciências, amante dos livros, defensor ferrenho do progresso técnico. Acima de tudo, era um humanista, amante do seu povo e do seu país. 

(REPÓRTER): O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, lembrou a origem indígena do Marechal Rondon e disse que ele ajudou a construir um país unificado: 

(ACIR GURGACZ): Também fomentou suas ideias em prol da construção de um Estado Nacional constituído por uma comunidade unificada de brancos, negros, mestiços e índios brasileiros. E de uma política de proteção aos povos indígenas. 

(REPÓRTER): O Marechal Rondon morreu em 1958, no Rio de Janeiro, aos 92 anos. Ele é patrono das Comunicações do Exército Brasileiro. O militar também empresta o seu nome ao Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, que leva estudantes universitários para o interior do país em busca de soluções para o desenvolvimento de comunidades carentes.
05/05/2015, 01h00 - ATUALIZADO EM 05/05/2015, 01h00
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00