Comissão vai analisar MP que moderniza gestão do futebol brasileiro — Rádio Senado

Comissão vai analisar MP que moderniza gestão do futebol brasileiro

LOC: SENADORES E DEPUTADOS INSTALARAM NESTA QUINTA-FEIRA A COMISSÃO QUE VAI EXAMINAR A MEDIDA PROVISÓRIA QUE CRIA O PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E RESPONSABILIDADE FISCAL DO FUTEBOL BRASILEIRO.  

LOC: CONHECIDA COMO MP DO FUTEBOL, A MEDIDA TRATA DA GESTÃO DAS ENTIDADES ESPORTIVAS PROFISSIONAIS, CRIANDO LIMITES PARA OS GASTOS DOS CLUBES E REGRAS PARA O REFINANCIAMENTO DE DÍVIDAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A medida provisória 671 cria o Profut, o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro. Com a emepê, os clubes de futebol podem renegociar em até 20 anos as dívidas com a União. Em troca, terão que abrir as contas, limitar o mandato dos dirigentes e se manter no orçamento. O relator da medida provisória será o deputado Otávio Leite, do PSDB do Rio de Janeiro, que deve apresentar no dia 28 um plano de trabalho. 

(OTÁVIO) Há uma realidade. Não podemos mais perder tempo nessa questão. Há uma realidade concreta de dificuldade absoluta das agremiações de futebol e ao mesmo tempo é preciso que se corrija os erros, desvios que levaram a essas dívidas monumentais. 

(REPÓRTER) O senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, um dos integrantes da comissão mista, acredita que a cobrança por responsabilidade financeira e mais transparência também deve ser estendida às entidades responsáveis por gerir o futebol brasileiro. 

(ROMÁRIO) Dentro desta MP a gente tem que colocar que a CBF tem que fazer valer. E se ela não fizer valer, tem que ter alguma punição. Se não acontecer isso que eu estou te falando em relação à CBF, eu posse te afirmar aqui que daqui a três ou quatro anos nós vamos estar falando isso aqui de novo porque não deu certo”. 

(REPÓRTER) Para a presidência da Comissão Mista foi escolhido o senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre. O deputado Andres Sanchez, do PT de São Paulo, ex-presidente do Corínthians, foi eleito vice-presidente e o senador Zezé Perrela, do PDT de Minas Gerais, ex-presidente do Cruzeiro, será o relator revisor da medida provisória.
23/04/2015, 12h46 - ATUALIZADO EM 23/04/2015, 12h46
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00