Caiado quer esclarecer denúncia de que agentes infiltrados estariam entre cubanos do Mais Médicos — Rádio Senado

Caiado quer esclarecer denúncia de que agentes infiltrados estariam entre cubanos do Mais Médicos

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL QUER DEBATER O PROGRAMA MAIS MÉDICOS E NOTÍCIAS DE QUE O GOVERNO CUBANO TERIA INFILTRADO AGENTES NO BRASIL DISFARÇADOS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 

LOC: O MINISTRO DA SAÚDE E OUTRAS AUTORIDADES SERÃO CONVIDADOS PARA ESCLARECER DENÚNCIAS DE QUE O PROGRAMA TERIA O OBJETIVO DE ENVIAR DINHEIRO A CUBA. JÁ O SENADOR RONALDO CAIADO PEDE UMA INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O senador Ronaldo Caiado, do democratas de Goiás, vai apresentar uma representação junto à Procuradoria-Geral da República, para investigar denúncias de que o programa Mais Médicos teria sido criado para transferir dinheiro a Cuba. Caiado citou uma reportagem da TV Bandeirantes, que mostra uma reunião entre representantes da Organização Pan-americana de Saúde e do Ministério da Saúde supostamente combinando a vinda ao Brasil de agentes do governo cubano, como se fossem profissionais de saúde. O senador também citou reportagem do jornal Folha de São Paulo que aponta uma redução no número de médicos no interior do país após o início do Programa. Ronaldo Caiado, que é médico, lembrou ainda que segundo dados do Tribunal de Contas da União, o governo cubano fica com 90 por cento dos valores repassados aos profissionais de saúde. 

(CAIADO) Para patrulhar os médicos vieram 50 agentes cubanos. E não tinha como incluí-los na lista, então chegaram à seguinte conclusão, de que esses capatazes viriam com a função de médicos, com a conivência do governo brasileiro. Isso é de uma gravidade ímpar. As pessoas tem documentação hoje no Brasil de médicos, o Brasil não pode respaldar essa prática que agride todos os tratados que somos signatários. 

(REPÓRTER) O requerimento para a audiência pública com o ministro da saúde foi apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional pelo líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba.
23/03/2015, 01h03 - ATUALIZADO EM 23/03/2015, 01h03
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00