Ministro de Relações Exteriores vem ao Senado na terça — Rádio Senado

Ministro de Relações Exteriores vem ao Senado na terça

LOC: O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, MAURO VIEIRA, VEM AO SENADO NA TERÇA-FEIRA, ÀS DUAS E MEIA DA TARDE. 

LOC: O NOVO CHANCELER BRASILEIRO VEM ATENDER AO QUE JÁ SE TORNOU UM RITUAL NA COMISSÃO: A APRESENTAÇÃO, PELO TITULAR DO MINISTÉRIO, DAS DIRETRIZES DE POLÍTICA EXTERNA PARA O ANO, SEGUIDA DE UM DEBATE SOBRE A POSIÇÃO DO BRASIL NO CENÁRIO INTERNACIONAL. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: O requerimento para a vinda do ministro à comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional não precisou ser votado já que o ministro se antecipou, oferecendo para vir falar aos senadores. Foi o que explicou o vice-presidente da Comissão, senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina: 

(LUIZ HENRIQUE) Antes de nós o convidarmos ele se dispôs a vir, ele propôs. Evidentemente que ele vai abordar todas as questões atinentes ao seu ministério e à política externa brasileira que envolve essa questão das novas embaixadas que criaram um novo protagonismo do Brasil em países de outros continentes como África, Caribe e outros tantos.

(REPÓRTER) O senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, vai indagar o ministro sobre a abertura de cerca de 70 novas embaixadas ou consulados no exterior nos últimos anos. Ele quer uma avaliação dos resultados comerciais e diplomáticos e de quanto custa cada uma dessas embaixadas para o Tesouro Nacional. 

(TASSO) Hoje no momento que estamos fazendo cortes de despesas seríssimas, aumentando impostos, cortando até direitos previdenciários, seria importante que tivéssemos essa visão se essas embaixadas e essas despesas são relevantes e necessárias nesse momento em que o Brasil vive. 

(REPÓRTER) Já o senador Ronaldo Caiado, do democratas de Goiás, quer esclarecimentos sobre denúncias recentes apresentadas na imprensa de que o programa Mais Médicos teria incluído cubanos que não são profissionais de saúde, mas agentes do governo em Havana. O presidente da Comissão, senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, informou que passaria o teor do requerimento antecipadamente ao ministro para que Mauro Vieira possa responder à indagação durante a audiência na terça-feira.
20/03/2015, 01h25 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 01h25
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00