Senadores elegem Edison Lobão como presidente da CAS — Rádio Senado

Senadores elegem Edison Lobão como presidente da CAS

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS INICIOU SEUS TRABALHOS NESTA QUARTA-FEIRA ELEGENDO O PRESIDENTE E A VICE-PRESIDENTE. 

LOC: EDISON LOBÃO VAI COMANDAR A COMISSÃO PELOS PRÓXIMOS DOIS ANOS E ADIANTOU QUE AS QUESTÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS SERÃO PRIORIDADE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O senador Edison Lobão, do PMDB do Maranhão, disse logo após ser eleito por aclamação presidente da Comissão de Assuntos Sociais, que vai dar prioridade no colegiado para a discussão de questões trabalhistas e previdenciárias, além da saúde. Ele destacou ainda a importância da comissão, que é responsável por cuidar de assuntos que atingem diretamente a vida do cidadão brasileiro. 

(Edison Lobão) Esta é uma comissão contemporânea dos fatos sociais presentes no Brasil. Ela cuida precisamente de questões dos ministérios da Previdência, do Trabalho, da Saúde e tudo quanto diga respeito, como a saúde também, às questões mais diretamente ligadas ao social. As comissões técnicas são exatamente aquelas que estudam os projetos até que possam ser submetidos, em caráter final, ao plenário. 

(Repórter) Lobão vai colocar em votação na próxima reunião um convite ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para falar sobre as medidas provisórias do ajuste fiscal, que tornaram mais rigoroso o acesso a benefícios previdenciários e trabalhistas como seguro-desemprego e pensão por morte. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do requerimento, acredita que apesar das MPs não passarem pela CAS, a comissão pode ajudar a mediar o diálogo entre o governo e o Congresso. 

(Paulo Paim) Há uma preocupação grande, elas tocam diretamente na questão social. Eu sou daqueles que acreditam que o governo vai estabelecer um processo de negociação com o Congresso Nacional. As duas MPs não passarão como estão, não passarão. E o governo sabe que tem que dialogar, tem que conversar. Essa comissão, que representa efetivamente a questão social do nosso País, não pode deixar que o tema seja discutido em outras comissões somente. 

(Repórter) A vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais será a senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe.
18/03/2015, 02h07 - ATUALIZADO EM 18/03/2015, 02h07
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00