Senadores lembram o Dia Internacional da Mulher — Rádio Senado

Senadores lembram o Dia Internacional da Mulher

LOC: O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, COMEMORADO DO DIA 8 DE MARÇO FOI LEMBRADO NO PLENÁRIO DO SENADO NESTA SEXTA-FEIRA. 

LOC: OS SENADORES LEMBRARAM QUE É PRECISO AMPLIAR OS DIREITOS DAS MULHERES, QUE FORMAM METADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: Senadores e senadoras destacaram alguns avanços na pauta do Congresso, como aperfeiçoamentos da Lei Maria da Penha, a aprovação da tipificação do feminicídio e a aprovação da matéria que permite que as mães façam o registro civil dos recém nascidos sem a presença do pai. O senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, lembrou por exemplo que é preciso garantir direitos para a mulher no mundo do trabalho, como a equiparação de salários entre homens e mulheres. 

(Paulo Paim) Por detrás da tradicional imagem do brasileiro cordial, existe, sim, a discriminação intensa da mulher no mercado de trabalho. Ninguém tem dúvidas de que a mulher ganha um salário menor que o do homem na mesma atividade. a mulher sempre recebe um salário menor, a não ser em poucas exceções”. 

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que uma das áreas onde a participação feminina precisa aumentar é na política. Na opinião dela, a reserva de 30 por cento das vagas não é suficiente e os partidos precisam destinar recursos financeiros para as candidaturas femininas. 

(Ana Amélia) Por exemplo, no protagonismo das mulheres na área política, que ainda é pequeno. Maior queixa: as mulheres não têm participação do fundo partidário, não é uma definição percentual. Há 30% na nominata, mas isso não é tudo, ela não pode fazer uma campanha, ela não pode se dedicar a uma campanha, se ela não tiver as condições hoje dadas no conjunto dos candidatos dos partidos políticos. 

(REPÓRTER) O dia internacional da Mulher foi incluído no calendário da Organização das Nações Unidas em 1977, mas a data já era celebrada desde o inicio do século 20, para lembrar as manifestações de operárias do setor têxtil na cidade de Nova Iorque que pediam melhorias nas condições de trabalho.
06/03/2015, 01h04 - ATUALIZADO EM 06/03/2015, 01h04
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00