Prêmio Bertha Lutz será entregue 11 de Março — Rádio Senado

Prêmio Bertha Lutz será entregue 11 de Março

LOC: O PRÊMIO BERTHA LUTZ SERÁ ENTREGUE NO DIA 11 DE MARÇO, ÀS 11 DA MANHÃ, EM UMA SESSÃO ESPECIAL DO SENADO MARCADA PARA HOMENAGEAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER. 

LOC: NESTE ANO, SEIS MULHERES VÃO RECEBER O DIPLOMA QUE RECONHECE A LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz escolheu as premiadas de 2015 entre 16 nomes apresentados por entidades da sociedade civil. Como houve empate na votação, neste ano serão seis as homenageadas, em vez de cinco. Foram escolhidas Carmen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal; Clara Araújo, a primeira mulher a presidir a União Nacional dos Estudantes, em 1982; Creuza Maria Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas; Mary Castro, pesquisadora de temas relacionados a direitos humanos de mulheres e jovens na América Latina; a educadora social Ivanilda Pinheiro Salucci; e Maria Elizabeth Teixeira, a primeira ministra a presidir o Superior Tribunal Militar. A procuradora da Mulher no Senado e integrante do conselho, Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, defende que dar visibilidade à luta dessas mulheres incentiva outras a seguirem o mesmo caminho. 

(Vanessa Grazziotin) Assim como a discriminação contra a mulher acontece de uma forma muito velada, muito silenciosa, sobretudo nos espaços de poder, também aquelas que levantam bem alto a bandeira de gênero da igualdade entre homens e mulheres também travam uma luta muito pouco reconhecida. Então exatamente por essa razão nasceu o prêmio Bertha Lutz, que é pra reconhecer as mulheres que tiveram ou que têm um forte protagonismo na luta pela igualdade de direitos. 

(Repórter) O Diploma Bertha Lutz foi criado em 2001 e está em sua 14ª edição. Já receberam o prêmio a fundadora da Pastoral da Criança, a já falecida Zilda Arns; a presidente Dilma Rousseff, por ter sido a primeira presidente da República; e a ex-senadora Emília Fernandes, que foi quem sugeriu a criação do diploma.
05/03/2015, 05h01 - ATUALIZADO EM 05/03/2015, 05h01
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00