Oposição quer impedir votações para garantir análise do veto ao IR — Rádio Senado

Oposição quer impedir votações para garantir análise do veto ao IR

LOC: A OPOSIÇÃO DEVE IMPEDIR AS VOTAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL PARA GARANTIR A ANÁLISE DO VETO AO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: A BASE ALIADA ESTÁ MOBILIZADA PARA APROVAR AINDA HOJE O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DE 2015. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC:  Em resposta ao que considerou manobra, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, confirmou que a oposição deverá impedir a sessão do Congresso Nacional desta terça-feira. Na tentativa de garantir a aprovação do Orçamento Geral da União de 2015, as lideranças governistas anteciparam as votações dessa quarta-feira, quando a pauta do Congresso ficaria trancada também pelo veto à correção da tabela do Imposto de Renda, que corre o risco de ser derrubado com o apoio de aliados do Palácio do Planalto. Cássio Cunha Lima disse que a estratégia é impedir as votações desta terça-feira para o veto aos 6,5% do IR ser apreciado logo. 

(Cassio) Queremos que a sessão ocorra amanhã como estava previsto para que possamos ter a inclusão do veto do IR. A antecipação para hoje impede que o veto à tabela do IR seja votado. Vamos fazer um esforço para que a sessão do Congresso ocorra amanhã e não hoje. REP: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, argumentou que o adiamento da apreciação do veto dará tempo para o governo apresentar uma proposta para o Congresso Nacional, que aprovou o reajuste de 6,5%, acima dos 4,5% da equipe econômica. 

(H. Costa) A não votação do veto permite espaço para entendimentos. O governo não tem uma proposta totalmente fechada. Creio que há espaço para se pensar numa alternativa. Não seria uma boa decisão essa de colocarmos o veto em votação. 

REPÓRTER: O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, espera um acordo para a votação do Orçamento. Ele argumentou que desde janeiro o País está sem investimentos porque o governo só pode gastar 1/12 avos do Orçamento do ano passado. 

(Jucá) A questão da oposição obstruir ou não é um direito da oposição. Agora, entendo que quando a oposição obstrui o Orçamento, a oposição está de certa forma contribuindo com o governo que quer fazer o superávit fiscal e quer segurar investimentos. Ou seja, a oposição está na linha do Joaquim Levy.  

REPÓRTER: Na sessão desta terça-feira, também está prevista a votação de um projeto que muda a regra da apreciação dos vetos e quatro vetos.
03/03/2015, 01h38 - ATUALIZADO EM 03/03/2015, 01h38
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00